“Especiais sim. Diferentes Não!”

Prefeito José Fortunati - Foto: Ricardo Giusti - PMPA
Parece estar se formando um hábito. Como não tenho tempo durante a semana para as demandas pessoais [sapateiro, costureira, vestuário e mamy], o sábado tem sido um dia de lazer, compras e essas coisinhas boas da vida. De quebra, um peixinho assado no Mercado Público de Porto Alegre [sim, desde a primeira vez na Bahia que ando encarando um peixe assado]. E foi no almoço de ontem, no segundo piso do mercado, que me emocionei... e me choquei.

Uma exposição fotográfica, com duas mostras, trazem a visão dos profissionais da Prefeitura sobre diferentes situações que marcam ou revelam o cotidiano da cidade, que dia 27 último completou 240 anos. Uma delas em especial me atraiu de cara. Trazia fotos de 11 cães vira-latas, lindos demais, mas com uma história triste. São “vítimas de atropelamento, maus tratos e doenças, abrigadas na Área de Medicina Veterinária, da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). De acordo com Regina Becker, voluntária da Seda, a ideia é sensibilizar ‘corações sensíveis’ e encontrar um lar sem preconceitos para esses animais.


- Não existe diferença entre um cão de três patas e outro de quatro, ou um animal que ficou com sequelas de alguma doença. É tudo uma questão física, ou de olhar. O coração deles também bate pela vida e por alguém que os ajude a superar o preconceito, o abandono e os maus tratos, afirmou a primeira-dama”. [Texto completo]

Tem cada situação que dá um nó no coração da gente e vontade de abraçar todos eles e os carregar para casa. Hoje eu moro com minha mãe e um irmão. Mas, no futuro, quando estiver sozinha em casa – ou com um parceiro apaixonado por bichos -, quem sabe não terei um desses no meu lar, enchendo a casa de brincadeiras divertidas e afagos carinhosos...

Brigitte Bardot
A minha véia tem dez anos e muito fez festas, saia à noite sem hora pra voltar, reclamava por comida fresca... Hoje, a Brigitte Bardot é uma gata cheia de manias e menos rueira, mas continua sendo uma parceira fiel, uma gata muito fofa. Ela nos alegra todos os dias aqui em casa, é o xodó da minha mãe, foi o xodó do meu pai. É minha gatona querida. E veio de lá, de uma feira da zoonose da Prefeitura, onde haviam vários felinos abandonados, de pequenos aos adultos. Depois de 30 dias de adaptação, reclamações e da turma do "leva embora", ela continua com a gente, lépida e faceira - e nós com ela. Até o gordo do meu irmão gosta dela - chama ela de guria quando conversa com a bichana.

Então, por favor, se você é de Porto Alegre e região, ama os animais – não tem frescuras de raça e pedigree - e procura um cãozinho para alegrar seus dias e de sua família, dá um chego na Seda. Ela tem o que tu procuras.

Comentários

jana disse…
a brigite é tão fresca que vc poderia ter parido ela, kkk
Ela não é fresca, é seletiva! Hua hua hua.

Postagens mais visitadas