Dia da Consciência Negra


Por MSN, há vários dias, minha prima, que reside em Curitiba há um tempão pediu minha opinião sobre o 20 de novembro. O Movimento Negro Unificado ressalta a data como a mais importante para a raça, para a cultura negra, afinal, a data é representativa a Zumbi dos Palmares. Para mim, atualmente, datas são indiferentes. Mas no Brasil tem um dia para se referenciar tudo. Até o orgulho negro...

Porém, o importante mesmo é o cotidiano. É vencer batalhas do pré-conceito e da discriminação que ronda pessoas de todas as idades e em vários lugares do país. De todas as classes sociais. E ainda hoje, tudo que tem de ruim, de negativo, sem valor, desnecessário é do negro, é do escuro, é nosso. Mudar isso é um trabalho de todos os dias, como Zumbi fez.

Em algumas partes do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, hoje é ferido em honra o Rei dos Palmares e sua luta. Hoje, nesses lugares, todo mundo adora o negro de certo - "brancos, amarelos e os próprios pretos", citando cores. Feriado pra que? Pra ficar jogado ao sol com um copo de caipirinha numa mão e o bronzeador na outra? Para isso existem férias e nós nem precisamos nos bronzear. Já nascemos assim, naturalmente.

Eu moro numa cidade onde a cultura é italiana e alemã. Não há lugar onde eu tenha vivido [e vivo ainda] mais situações preconceituosas, inclusive, partindo até dos próprios negros daqui. Aqui não tem gente, tem negrada, como dizem os 'não afrodescendentes'. Às vezes eu canso e finjo não ouvir. Às vezes eu "brinco" e retruco. E não é por nada que as pessoas ficam constrangidas quando me ouvem rebater tal absurdo. Afinal, eu não saio por aí menosprezando a gringaiada. E não é por que sou minoria não. Não acredito nisso. Acredito sim, em respeito.

Na verdade, essa é uma luta que não tem fim. Que digam o contrário, milhões de pessoas... Eu sou do contra mesmo. Também nasci assim. E se pudesse escolher, todas as vezes que 'cor' ter, de que raça ser, não exitaria, sem sombra de dúvida: "Ô Paí, Ó", me manda 'preta' de novo, por que eu gostei da brincadeira.
.
Creio que já deu para perceber que eu acho o negro lindo, mais humano e com menos amargura. Um ser carismático e inteligente. A gente só se disfarça perante os menos favorecidos... E tenho tido!

Comentários

Nanda Assis disse…
as pessoas negras são tão lindas, uma cor bonita, acho tão especial. nos de pele mais clara vivemos torrando no sol p tentar ser como os negros e ainda tem gente bobo no mundo. linda sua materia.

bjossss...
Eu també adoro negros...machos...huahauhauha

Belo texto....me fez lembrar da piadinha do meu fã ontem à noite....relax nêga, a cor da pele não é sinônimo de nada...o que importa é o que vai dentro do coração...
Rosana disse…
É, aquela de ontem foi pacabá, mas considerando o ser q falou aquilo, melhor nem levar em conta mesmo!
Negros são lindos, não envelhecem, não criam rugas....eu branquela sim que sofro com isso...rsrsrsrsrs!
Opa, negão...já fui fã tb...minha nossa! kkkkkkkkkkkkkkk
Rosana disse…
ah, esqueci de dizer q essas bolinhas são iguaizinhas àquelas do vestidinho...uhauhauauhauhaua
Morro em uma cidade próspera e totalmente racista, aqui negro não tem vez não...Emprego bom só ser em cargo público e as mulheres bonitas são taxadas de ladras de marido pode isso? Quanta ignorância não é mesmo...

Postagens mais visitadas