in journal...

Tudo de novo!

Para alguns, o calendário de 2009 começou no dia 1º janeiro. Não, dia 2, pois o primeiro do ano é feriado. Para outros o ano começa efetivamente agora, depois do carnaval. Acredito nessa segunda alternativa, pois embora também aprecie os dias de Folia de Momo, os setores produtivos reduzem suas atividades a quase nada. Os departamentos não têm expediente em sua maioria, os órgãos públicos fazem recesso, assim como os bancos, principalmente. Ou seja, por cinco noites e quatro dias e meio, mesmo que o feriado seja apenas na terça-feira de carnaval, a cidade, o estado, o país pára.
Para os que trabalham arduamente isso é uma injustiça, assim como para os comerciantes também. Porém, no Congresso Nacional por exemplo, o trabalho só recomeça na próxima semana. Os políticos na cidade satélite reforçam a tradição brasileira de que o ano só começa depois do carnaval. Os parlamentares retornam na semana que vem, na verdade, alguns até anteciparam o “recesso” e já não foram encontrados na semana que antecedia a Folia de Momo. No Senado, a próxima sessão do Legislativo Federal acontece na terça-feira (3).
Aqui em Videira, o comércio funcionou no sábado (21), na segunda-feira (23) e reabriu na manhã de quarta-feira (25). Para quem preferiu transitar calmamente e ainda conferir os produtos em promoção sem aquele “pega-pega”, esses dias foram ideais. Embora o número de transeuntes fosse bom, a movimentação nos estabelecimentos comerciais estava tranqüila. Mas agora todos podem voltar a pensar nos negócios de forma mais salutar, afinal, 2009 já começou!

Nova Amarp

Na última sexta-feira (20) tomou posse durante reunião extraordinária, a nova diretoria da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). Na sede da instituição em Videira estiveram presentes os prefeitos que compõe a associação, assim como os presidentes de Câmaras de Vereadores. Além da cerimônia de posse também estava na pauta do encontro o calendário da Amarp para este ano, apresentação do consórcio CIS-AMARP e espaço reservado para Unoesc Campus de Videira.

Cine Semana

Até o dia 5 de março, a programação no Grupo Cine Videira se mantém: Se Eu Fosse Você 2, nas sessões das 17h15, 19h15 e 21h15. Ainda tem Marley & Eu, às 19 horas e Surpresas do Amor, às 21h20. A animação O corajoso Ratinho Despereaux pode ser vista em dois horários: às 15 horas (somente aos sábados e domingos) e às 17h. Para quem ainda não viu ou quer rever o desenho, aproveite que está na promoção – R$ 2,50 o ingresso.

Carnaval sangrento

Antes mesmo do fim das operações de Carnaval das polícias rodoviárias federal e estadual, o saldo de mortes em Santa Catarina é trágico. O número de pessoas que perderam a vida nas estradas catarinenses de sexta até terça-feira à noite é superior ao mesmo período do ano passado. Os acidentes já vitimaram 27 pessoas no Estado nesse período. A maioria (18) aconteceu em estradas federais. Em 2008 foram 19 mortes, 15 em BRs e quatro em estaduais.

Estudantes com atlas

Estudantes de todas as escolas da rede pública estadual serão beneficiados com a entrega do atlas de Santa Catarina. Foram adquiridos 170 mil exemplares, em um investimento de R$ 4.250.000,00. O atlas reúne, de forma didática, dados atuais sobre diferentes aspectos da geografia, história, economia e cultura do Estado. Na próxima semana começa a distribuição para as Gerências Regionais de Educação que enviarão às escolas. O objetivo é subsidiar o processo de aprendizagem dos alunos que freqüentam as 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental.

Pessoas e Cotidiano

# Espero que as ações para recuperação da área atingida pelas chuvas de terça-feira (24), em Bom Sucesso, Iomerê, possam restituir brevemente o lar as famílias atingidas.

# O município de Arroio Trinta também foi atingido pela forte chuva, mas em proporções menores. Mesmo assim, sucesso nas ações de recuperação.

# Neste Domingo (1º), Videira completa 65 anos de emancipação. Embora perceba a necessidade de avanços sócio-econômicos, muito me honra residir nesta cidade.

Comentários

Nanda Assis disse…
tbm acho que o ano so começa depois do carnaval, e este filme é bom mas o primeiro é melhor. adoro suas opiniões.

bjosss...
Betoski disse…
Bom o número de acidentes tem sido grande mesmo, e para agravar tivemos o encontro de "Motos" em nosso município (motoqueiros são os maiores causadores/vitimas de acidente, atendido pelo Corpo de Bombeiros).
Já com relação ao filme se eu fosse Você, é uma comédia brasileira muito legal, criativa, que vale a pena.

Um abraço.

Postagens mais visitadas