Pular para o conteúdo principal

in journal...

Tudo de novo!

Para alguns, o calendário de 2009 começou no dia 1º janeiro. Não, dia 2, pois o primeiro do ano é feriado. Para outros o ano começa efetivamente agora, depois do carnaval. Acredito nessa segunda alternativa, pois embora também aprecie os dias de Folia de Momo, os setores produtivos reduzem suas atividades a quase nada. Os departamentos não têm expediente em sua maioria, os órgãos públicos fazem recesso, assim como os bancos, principalmente. Ou seja, por cinco noites e quatro dias e meio, mesmo que o feriado seja apenas na terça-feira de carnaval, a cidade, o estado, o país pára.
Para os que trabalham arduamente isso é uma injustiça, assim como para os comerciantes também. Porém, no Congresso Nacional por exemplo, o trabalho só recomeça na próxima semana. Os políticos na cidade satélite reforçam a tradição brasileira de que o ano só começa depois do carnaval. Os parlamentares retornam na semana que vem, na verdade, alguns até anteciparam o “recesso” e já não foram encontrados na semana que antecedia a Folia de Momo. No Senado, a próxima sessão do Legislativo Federal acontece na terça-feira (3).
Aqui em Videira, o comércio funcionou no sábado (21), na segunda-feira (23) e reabriu na manhã de quarta-feira (25). Para quem preferiu transitar calmamente e ainda conferir os produtos em promoção sem aquele “pega-pega”, esses dias foram ideais. Embora o número de transeuntes fosse bom, a movimentação nos estabelecimentos comerciais estava tranqüila. Mas agora todos podem voltar a pensar nos negócios de forma mais salutar, afinal, 2009 já começou!

Nova Amarp

Na última sexta-feira (20) tomou posse durante reunião extraordinária, a nova diretoria da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). Na sede da instituição em Videira estiveram presentes os prefeitos que compõe a associação, assim como os presidentes de Câmaras de Vereadores. Além da cerimônia de posse também estava na pauta do encontro o calendário da Amarp para este ano, apresentação do consórcio CIS-AMARP e espaço reservado para Unoesc Campus de Videira.

Cine Semana

Até o dia 5 de março, a programação no Grupo Cine Videira se mantém: Se Eu Fosse Você 2, nas sessões das 17h15, 19h15 e 21h15. Ainda tem Marley & Eu, às 19 horas e Surpresas do Amor, às 21h20. A animação O corajoso Ratinho Despereaux pode ser vista em dois horários: às 15 horas (somente aos sábados e domingos) e às 17h. Para quem ainda não viu ou quer rever o desenho, aproveite que está na promoção – R$ 2,50 o ingresso.

Carnaval sangrento

Antes mesmo do fim das operações de Carnaval das polícias rodoviárias federal e estadual, o saldo de mortes em Santa Catarina é trágico. O número de pessoas que perderam a vida nas estradas catarinenses de sexta até terça-feira à noite é superior ao mesmo período do ano passado. Os acidentes já vitimaram 27 pessoas no Estado nesse período. A maioria (18) aconteceu em estradas federais. Em 2008 foram 19 mortes, 15 em BRs e quatro em estaduais.

Estudantes com atlas

Estudantes de todas as escolas da rede pública estadual serão beneficiados com a entrega do atlas de Santa Catarina. Foram adquiridos 170 mil exemplares, em um investimento de R$ 4.250.000,00. O atlas reúne, de forma didática, dados atuais sobre diferentes aspectos da geografia, história, economia e cultura do Estado. Na próxima semana começa a distribuição para as Gerências Regionais de Educação que enviarão às escolas. O objetivo é subsidiar o processo de aprendizagem dos alunos que freqüentam as 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental.

Pessoas e Cotidiano

# Espero que as ações para recuperação da área atingida pelas chuvas de terça-feira (24), em Bom Sucesso, Iomerê, possam restituir brevemente o lar as famílias atingidas.

# O município de Arroio Trinta também foi atingido pela forte chuva, mas em proporções menores. Mesmo assim, sucesso nas ações de recuperação.

# Neste Domingo (1º), Videira completa 65 anos de emancipação. Embora perceba a necessidade de avanços sócio-econômicos, muito me honra residir nesta cidade.

Comentários

Nanda Assis disse…
tbm acho que o ano so começa depois do carnaval, e este filme é bom mas o primeiro é melhor. adoro suas opiniões.

bjosss...
Os Sedentos disse…
Bom o número de acidentes tem sido grande mesmo, e para agravar tivemos o encontro de "Motos" em nosso município (motoqueiros são os maiores causadores/vitimas de acidente, atendido pelo Corpo de Bombeiros).
Já com relação ao filme se eu fosse Você, é uma comédia brasileira muito legal, criativa, que vale a pena.

Um abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Se o queijo mofou está estragado [1]

Errado! E só soube disso uma semana depois de ter posto aproximadamente um quilo de queijo colonial no lixo, cheia de dó no pensamento, no estômago e principalmente nos olhos. Logo eu, que sou como avestruz e como até pedra com pimenta do reino moída na hora [se não for assim eu não gosto].

O fato aconteceu logo que vim de casa, após comemorar meu aniversário com minha família e amigos do peito [Jana, sua jararaca, não se inclua nesse núcleo]. Na bagagem sempre trago vários mimos e a cesta básica patrocinada pelo Araújo. Mas, dessa vez, tinha algo a mais: duas metades de queijo redondo, de diferentes sabores, no estilo colonial.

Depois de uma semana degustando o melhor deles, aquele mais branquinho e molinho, levemente salgado - diria que quase um polenguinho - decidi saborear o outro, mais amarelinho, sequinho e oleoso, com doce de leite. Dez dias a base de queijo e salame e enjoei. Sob orientação da minha mãe, deixei os queijos num pote bem ventilado, a sombra.

Mas a umidade no Flat fo…

Sóis

Sexta-feira de manhã. Não precisei abrir o aplicativo que controla meu ciclo menstrual para saber que estava de TPM. O mau humor era latente e já o percebia insuportável até para mim. E chovia. Muito. Dia perfeito para ficar em casa, hibernando, como costumo definir dias e este estado de espírito. Mas não. Tinha que encontrar um amigo-cliente, que ontem estava sem comunicação via smartphone. Não havia escapatória. Teria que ir.
Fechava assim meu período de pré-aniversário, antecipadamente. Não suportaria mais uma semana. Teria eu mesmo que dar o start em novas energias e começar Setembro com os dois pés direitos.
E hoje, no primeiro dia do mês, ainda cinza e molhado por aqui no Sul do país, um novo sol surgia. Mesmo que ainda de TPM, a virada do mês sopra em mim mudanças. Novos tempos. Renovação.
Fiz a mesma coisa que nos últimos sábados do calendário letivo. Acordei, peguei a mochila gasta e sai respirando o ar úmido e cheio de partículas de vida e possibilidades dentro de mim. E quand…

Nos phones: Todo homem

O sol Manhã de flor e sal E areia no batom Farol Saudades no varal Vermelho, azul, marrom Eu sou Cordão umbilical Pra mim nunca tá bom E o sol Queimando o meu jornal Minha voz, minha luz, meu som

Todo homem precisa de uma mãe
Todo homem precisa de uma mãe

O céu Espuma de maça Barriga, dois irmãos O meu Cabelo, negra lã Nariz e rosto e mãos O mel A prata, o ouro e a rã Cabeça e coração E o céu Se abre de manhã Em abrigo, em colo, em chão

Todo homem precisa de uma mãe
Todo homem precisa de uma mãe