Gentileza Gera Gentileza


Fui visitar o Caurosa no final de semana, assim como faço com vários blogs que estão na lista e fora dela. Mas tem alguns que visito com maior freqüência, que sou assídua. O blog do Carlos é um deles. Foi lá que vi esse selo do projeto Gentileza Gera Gentileza, que é uma ação social, criada para espalhar as mensagens de amor e paz deixadas originalmente por José Datrino, o Profeta Gentileza.

Já conhecia a história do Profeta Gentileza e como boa fã de Marisa Monte, fiz questão de ir saber a quem ela homenageava quando gravou esta música. Bom, vocês vão ler no site, mas vou reproduzir aqui algumas informações do projeto, que foi resgatado por empresários cariocas. A iniciativa quer também trazer de volta valores esquecidos como a solidariedade e o respeito ao próximo, incentivando a adoção de pequenos atos de gentileza, ao alcance de todos nós. A idéia é que, estes pequenos atos, se praticados no dia-a-dia, por uma grande quantidade de pessoas, tenham um efeito multiplicador fantástico e possam melhorar a vida de todos nós.

Bacana isso... O projeto é simples e pede como apoio das empresas e pessoas apenas isso: gentileza! Ela, que sempre nos soou como um sentimento leve, despojado e generoso. Para mim nada mais é isso do que boa educação. Mas, que seja gentilezas então e que se procrie. Assim fazia o Profeta Gentileza pelos pilares do Rio de Janeiro. José Datrino, o homem que renunciou à materialidade para se tornar o professor do amor, da compaixão e da beleza de espírito. Era ele o Profeta Gentileza.

Ele se tornou o Profeta Gentileza após a tragédia do Gran Circus Americano, em Niterói (RJ), em dezembro de 1961. Ele ofereceu consolo e solidariedade aos parentes das vítimas e, após isso, começou a andar pelo País espalhando sua pregação de desprendimento ao mundo material e valorização do sentimento gentil. Entretanto, foi o Rio de Janeiro que recebeu as maiores contribuições de Gentileza. O homem de túnica branca, cabelos e barba longas, tão alvas quanto a pureza de sua alma, era visto freqüentemente na estação das Barcas, na Central do Brasil e na Rodoviária, locais de altíssima concentração de pessoas.

E foi no portão de entrada da cidade que Gentileza deixou o seu legado. Em 56 pilastras que sustentam o Elevado do Gasômetro, o Profeta eternizou sua mensagem de amor, respeito e crítica social.



Navegue, participe, contagie-se!

Espalhe gentileza por onde você estiver!


Marisa Monte - Gentileza




AMOR, palavra que liberta! Já dizia o Profeta.

Comentários

Postagens mais visitadas