Rumo aos 34 - Devaneios II


Moçambique vivia seu movimento histórico há 34 anos. A nação estava rumo a sua independência dos colonos brancos. Tudo ainda se explicita complexo para mim, mas aparentemente, Fremilo era o autor da revolta que libertaria os africanos do processo de conolinação Portuguesa.

Em outras partes do Mundo, os virginianos Paulo Francis, Arnaldo Antunes, Oscar Magrini, Victor Fasano, Keanu Reeves, Salma Hayek fazem aniversários nesta data, comemorando mais um ano de vida (com exceção do irreverente Paulo Francis, claro). De novo, em outra parte do mundo, mas mais perto do Brasil (eu acho), a Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicaraguá, invadia uma festa em homenagem a um embaixador americano, fazendo vários reféns. Era o protesto de militantes contra décadas de um governo oportunista e ditatorial da família Samoza, que defendia os direitos da burguesia.

E eu, aqui na minha vidinha pacata, simplória e egocêntrica (muito bem colocado pelo Perro Periodista no último post) me lembrei que este ano não vou repetir o trágico 7 de setembro de 2007. Nada de ficar sozinha, numa sexta-feira de feriado nacional, numa cidade do interior; sem amigos, sem as tias véias do interior, sem o brega, mas menos deprimente do que brindar sozinha com espumante, "parabéns a você!" Ufa!


“Não estou disposto a entregar minhas armas.

Morrerei com os poucos que me acompanham,

porque é preferível morrer como rebeldes,

a viver como escravos”


Augusto César Sandino


Comentários

Unknown disse…
Estava pensando na vida e me perguntei: quando eu parei de sonhar? Digitei no google esta frase porque tinha certeza que era de alguém. Foi então que eu vi seu texto de dez/2007... impressionante como tudo que vc escreveu há quase 1 ano é o que eu sinto agora... serve de alento saber que existem outras pessoas que passam ou passaram pela mesma coisa. Te adicionei no yahoo mesenger, eu quase não uso, mas gostaria de poder falar com vc.

Até,
Eduardo
Nossa Eduardo... Esse lance de achar no Google me assusta. A gente escreve tantas coisas e de repente, vem tu e desencavoca o dito post. Fui relê-lo... Não mudaria uma vírgula do disse na época e para mim parece tão atual quanto pra ti, com exceção de um detalhe: estou me recuperando. Eu acho! Conversamos...

Postagens mais visitadas