Crítica questiona autenticidade de obras de Frida Kahlo expostas no México


Especialista foi secretária de Diego Rivera*

A crítica de arte mexicana Raquel Tibol pediu hoje às autoridades culturais do México que certifiquem a autenticidade de duas obras que fazem parte da exposição Frida Kahlo, Homenagem Nacional, inaugurada no dia 13 de junho no Palácio de Belas Artes.

Tibol, autora de vários livros sobre as escrituras de Frida Kahlo (1907-1954), disse hoje que se trata do Retrato de Alejandro Gómez Arias e de outro quadro nunca antes exposto, intitulado Cabeza de Isolda, a sobrinha da artista.

A imprensa mexicana divulgou hoje as suspeitas de Tibol, que conhece muito bem a obra de Frida Kahlo.

– Para meu olhar, nenhuma das duas obras foi feita por Frida, mas não é a última palavra. Eu peço às autoridades do Instituto Nacional de Belas Artes que façam análises sérias, que submetam a vários tipos de análise – afirmou.

Tibol disse que no caso do desenho é mais simples autentificá-lo, porque se deve consultar grafólogos, calígrafos e "os melhores do país. Os mais confiáveis são os do Banco do México".

Quanto à pintura, a especialista destacou que o Museu de Arte de Nova York tem todos os aparelhos necessários para tirar uma conclusão científica da autoria do quadro.

– Hoje nem se tem que tirar um pedaço da pintura para conhecer sua autenticidade. Isto é o que peço, não dou a última palavra – afirmou.
______
*Na sexta-feira com os comunicadores, a Estela fez um comentário sobre secretárias, novinhas, gostosinhas, ditas competentes e coisa e tal. Eu, se fosse mulher do Emídio, teria feito a mesma coisa: contratado uma viúva, sem netas gostosonas, com filhas reservadas ou somente filhos, eficiente. Que não engravide mais, hehehe.
Desculpe aí as secretárias, mas não dá para confiar na categoria não. E se tratando de Diego Rivera, o mais taradão dos artistas mexicanos, não importa se foi secretária do cara, se agora é crítica de arte, se conviveu ou conheceu a obra de Frida. Para manter a credibilidade, bem que fez em pedir uma opinião. Digamos que... isenta, hehehe.

Comentários

Escrivinhadora disse…
Pô, olha o preconceito com as secretárias, inclusive a que vos fala!
Escrivinhadora disse…
Mesmo assim tb tô com saudades, sua palhaçona...
Se toda secretária é pervertida, tu tá na profissão errada... ou faz que nem eu, acumula as duas! Hahaha!
Hehehe. A fama corre longe... Cuidado, vá que a secretária anterior ao posto que ocupa tenha sido bem pior do que pervertida... Oba! Hehehe. É. Vou pensar nessa possibilidade. Bjo

Postagens mais visitadas