Minha mãe diz tri legal


“A cerveja Dado Bier é tri legal. Bem geladinha é uma boa.” Oba! Vai ser essa que vou levar então. Respondi a conversa matinal de hoje. Para variar, minha mãe enganou com o tal café colonial. Mas me deliciei com a torta fria de atum; uma coberta e recheada de creme de cenoura e outra com pepino e azeitonas. Adoro! Não tem comidinha melhor do que a de mamãe.

Mas, além da saudade física e emocional, também sentia falta do linguajar. Do sotaque. Nada melhor do que ouvir nossa “língua” natal. Tchê! Barbaridade... Tri legal. Expressões fortes do gaúcho, que dependendo da entonação utilizada tem um significado. O nosso “tri” é tão tri legal que virou marca do passe livre dos idosos no transporte coletivo.

Ouvir minha mãe dizer “tri legal” é mais do que retornar as origens. É moderno. É perceber que minha velha, de 69 anos recém completos, é uma mulher antenada aos tempos atuais. Afinal, na terceira idade, o linguajar é outro. Mais modesto, conservador, moderado. Minha mãe inverteu os tempos: até palavrão ela pronuncia, mas com uma boa dose de humor latente. Nem parece ofender. Na verdade, ela nem quer... É mais para ressaltar um comportamento liberto de uma educação rígida demais.

Mas serão mais ou menos dez dias assim [a metade agora]. Com todo esse linguajar campeiro do “centro” urbano do Estado. Exatamente assim: tri legal, tchê!

Comentários

Dois Rios disse…
Eu bem sei do que você está falando Carvãozinho! Voltar às raizes é meio como que um resgaste de uma vida nossa que já passou e que ao mesmo tempo perdurará para sempre. Sinto o mesmo quando volto à minha terra (Manaus). Ouço expressões peculiares, degusto comidinhas que não há em nenhum outro lugar e sinto o calor da minha terra no mais amplo sentido da palavra. Tudo germina. Tudo transborda. Tudo encanta... e no fim volto revigorada de minhas raízes.

Aproveite o amor tri-legal da sua família, amigos e afins. Isso não tem preço que pague.

Beijos,
Inês
Dois Rios disse…
Só mais uma coisinha: A sua mãe é uma gracinha, além de ter um olhar muito terno.

Beijo nas duas,
Inês
jana disse…
kkkk
dona odete é um barato
me deu um saco de bolachas, bolachas maravilhosas
só não sei onde estava escondida
kkkk

Postagens mais visitadas