Retomando a leitura


"Aproximam-se de mim, silenciosas e ameaçadoras como detetives particulares, e me cercam - a Depressão pela esquerda, a Solidão pela direita. Sequer precisam me mostrar seus distintivos. Eu as conheço muito bem. Há anos que temos brincado de gato e rato. Embora eu reconheça que estou surpresa por encontrá-las neste elegante jardim italiano ao entardecer. Elas não combinam com este lugar..." [página 55]


Aos poucos venho retomando a leitura da listinha que pus aí do lado. Agora sem culpa de fazê-lo ao invés de estudar para o concurso. Não estudei, mas não foi por culpa da literatura. Ela não teve nada a ver com a minha falta de vontade para estudar código de ética do funcionário público federal por causa de cinco questões [tá, errei duas delas por conta disso].

O primeiro da lista é Comer, Rezar, Amar - de Elizabeth Gilbert. Até porque irá fazer um ano quase que o livro está comigo, sem que a filha da dona lesse e muito menos a irmã dela. E também porque me despertou a vontade.

Eu animada na leitura que estava, lia vários capítulos curtos que tem o livro. De repente deparei-me com a parte que a personagem fala da sua depressão grave e lembrei de um tempo não muito distante, mas que para mim parecem anos-luz de mim. Cada palavra lida era uma lembrança de um estado emocional que, com certeza, moverei céus e terras para que não se aposse de mim novamente.


"...eu passara a apresentar todos os sintomas de uma depressão grave - perda de sono, apetite e desejo sexual, crises de choro incontroláveis, dores crônicas nas costas e no estômago, instrospecção e desespero, dificuldade para me concentrar no trabalho [pra isso eu creio que não preciso de uma depressão. basta a internet ou uma pessoa ao meu lado], incapacidade até mesmo para me importar com o fato de os republicanos terem acabado de roubar uma eleição presidencial... a lista era infindável." [pagina 57]


Depois de recordar os sintomas com a leitura, o que mais queria era terminar esses capítulos rapidinho. Foi o que fiz. Dez páginas depois, a leitura continua, agora, de novo, uma delícia...
.

Comentários

Postagens mais visitadas