Minha pálpebra com Parkinson



Recentemente tenho notado um ligeiro tremor na pálpebra esquerda, que me incomoda bastante. Essa semana, a direita também registrou um leve tremor. Uma vez assisti a uma entrevista na tevê, onde o médico informava que a causa da tremedeira no olho é ausência de uma vitamina. Como o fato tem se repetido e persistido, decidi pesquisar na internet.

Alguns site, como da Revista Superinteressante registrou que esse tipo de tremor tem como causas mais comuns o cansaço, o stress ou a deficiência em magnésio. Cansaço eu sinto quando viajo a Porto Alegre. Fico uma semana acabada, principalmente porque na semana subseqüente eu sempre saio à noite para a balada, ajudando a aumentar meu cansaço físico. Durmo poucas horas à noite, menos que as seis necessárias para o meu bem-estar, e ainda tenho que manter o mesmo pique no trabalho. Pode ser por isso, mas e das outras vezes?

Outro site, de um médico português, colocou que o caso não é grave, mas que torna-se incomodativo e gerador de cansaço e ansiedade. “Sempre que tal acontecer, pare o que está a fazer, feche os seus olhos e respire fundo. O tremor irá progressivamente reduzir”. Gente, não posso fazer isso enquanto converso, entrevisto ou caminho pela rua. Essa dica não é boa para quando ela treme fora de casa.

“As formas possíveis de evitar este problema são: descansar mais os seus olhos; tentar ter uma vida mais calma, ou seja, saber viver; procurar ter uma alimentação equilibrada e diversificada; tomar durante 1 ou 2 semanas um suplemento de magnésio, que pode ser adquirido numa farmácia”. Hummm... Agora preciso saber como gero magnésio no organismo, pq tomar comprimidinhos não é comigo não.

?Por que a pálpebra treme às vezes?

!Quando alguém pergunta isso a um oftalmologista, ele logo diz que não há problema nenhum com o olho. E é verdade — para ele, oftalmologista. Já um neurologista não diria o mesmo. Mas, geralmente, não é sério. "Na maioria dos casos é apenas cansaço", explica o neurologista Henrique Balalai Ferraz, da Universidade Federal de São Paulo. Esforço físico demasiado causa tremedeira. Quando alguém corre muito, vai notar os músculos da perna contraírem-se involuntariamente. Com o olho é a mesma coisa. Depois de muita leitura ou tempo demais no computador, os músculos da pálpebra se cansam e tremem. É só descansar que passa.

Mas, às vezes, esse tremor pode ter causas mais preocupantes, como distúrbios na região do cérebro que coordena os movimentos. Aí, costumam aparecer também outros sintomas, como paralisia facial ou pequenos repuxões no canto da boca.

Essa explicação me pareceu mais lógica e preocupante também, embora ele tenha dito o contrário. A minha sorte é que não tenho os outros sintomas. Ufa! É cansaço mesmo... Mesmo assim, melhor eu ficar de olho na minha pálpebra.

Comentários

RosanaK disse…
Isso é sim problema de DNA - data de nascimento antiga...hehehehehe!
Anônimo disse…
A minha também treme !! César
Anônimo disse…
Olá!Eu estava pesquisando exatamente sobre isso, pq não agüento mais meus olhos tremendo.Mas os meus olhos tremem na parte de baixo do olho, no canto externo, como se alguém tivesse cutucando meu olho, ou como se eu estivesse limpando um lápis borrado... É mto estranho e constrangedor, pq é tão forte q realmente as outras pessoas podem ver.Inclusive já olhei no espelho, e algumas vezes chega parecer q estou dando piscadinhas, pq o olho meio q fecha.Não fui no oftalmo ainda, por achar q não se trata de um problema de vista, mas agora estou achando por bem, consultar um neoro, tendo em vista q já tive uma meningite meningocócica,q ate então, não me deixou seqüela alguma, é melhor não esperar mto, e já ver o q se trata, espero q seja mesmo vista cansada, devido ao meu trabalho.
Olá Anônimo. Espero que não seja nada sério. Eu n fui a médico. Minha pálpebra treme ocasionalmente e ninguém percebe pq é muito sutil mesmo. Mas se ctgo o fato incomoda e ainda há possibilidade de ser conseqüência da " menin", melhor verificar. Abs boa sorte.

Postagens mais visitadas