Pular para o conteúdo principal

Alagados



No Sábado, enquanto recebia os amigos para o esquenta, toca o telefone. Era minha irmã, preocupada comigo e dizendo que não deveria viajar por esses dias, porque o Litoral catarinense está alagado. Fiquei pensando: “Ela pensa que Videira é como Porto Alegre, que fica ao lado do Litoral Norte, onde a praia mais perto fica a 40 minutos de casa e a mais longe e última praia do Estado – Torres -, a três horas”.
Porém, só hoje pela manhã, enquanto assistia a Globo News, entendi a real preocupação dela. Santa Catarina toda está alagada. A população não fala mais, apenas coacha. De tanta chuva que assola o Estado, sem dó e nem piedade. Já sabia que o Litoral estava abaixo d’água há uma semana. Afinal, nós mesmos passamos por uns maus bocados por 15 dias seguidos de água pluvial infindável. A situação foi tão crítica em Videira que o prefeito, Carlos Alberto Piva, decretou Situação de Emergência, com base na análise dos engenheiros comissionados, pois não temos Conselho Municipal de Defesa Civil.
Enquanto me curava da segunda ressaca do mês, depois de um Sábado festeiro, assistia a tevê entre um cochilo, um devaneio e o telejornal do canal 40 da Sky. Vinte e oito mortos com a chuva! Na semana passada o governador Luis Henrique da Silveira já havia decretado Situação de Emergência e pedido socorro aos vizinhos, para que atendessem as vítimas das enxurradas mais próximas da fronteira. Mas o número de mortes me chocou. Esse final de semana duas pessoas morreram em Jaraguá do Sul com a última tormenta, onde 14 pessoas foram soterradas numa encosta da cidade. Duas foram retiradas sem vida pelos bombeiros até hoje pela manhã cedo.
De Blumenau, de onde captei essa foto, tirada por um leitor do jornal Diário Catarinense (Jaime é seu primeiro nome), vem o maior número de mortos desse total. Outras cidades do Vale do Itajaí também estão sob as águas. Seja por causa de rios que transbordaram ou por causa do excesso da chuva, de deslizamentos e coisa e tal. Tudo isso em mídia nacional. Por isso que minha irmã ligou desesperada dizendo para que não pusesse os pés em estradas e nem se quer pensasse em ir à Florianópolis.
E com certeza não iria. Seja por que tenho que trabalhar, por que é longe, por que não tenho dinheiro, mas, principalmente, caso não houvesse nenhum desses empecilhos, nesses momentos é melhor evitar por os pés fora de casa mesmo. Assim pensavam os antigos. Depois, a SC-302 está interditada para recuperar de trecho que deslizou aqui na região. Quem quiser ir ao Paraná ou até mesmo para o Litoral, terá que pegar um desvio de 90 quilômetros. Pelo menos daqui do Meio-oeste. Do jeito que está chovendo por aqui, a cada descida pode haver uma surpresa pelas estradas. É água que não pára mais, levando asfalto, casas, pessoas, projetos, sonhos, tudo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se o queijo mofou está estragado [1]

Errado! E só soube disso uma semana depois de ter posto aproximadamente um quilo de queijo colonial no lixo, cheia de dó no pensamento, no estômago e principalmente nos olhos. Logo eu, que sou como avestruz e como até pedra com pimenta do reino moída na hora [se não for assim eu não gosto].

O fato aconteceu logo que vim de casa, após comemorar meu aniversário com minha família e amigos do peito [Jana, sua jararaca, não se inclua nesse núcleo]. Na bagagem sempre trago vários mimos e a cesta básica patrocinada pelo Araújo. Mas, dessa vez, tinha algo a mais: duas metades de queijo redondo, de diferentes sabores, no estilo colonial.

Depois de uma semana degustando o melhor deles, aquele mais branquinho e molinho, levemente salgado - diria que quase um polenguinho - decidi saborear o outro, mais amarelinho, sequinho e oleoso, com doce de leite. Dez dias a base de queijo e salame e enjoei. Sob orientação da minha mãe, deixei os queijos num pote bem ventilado, a sombra.

Mas a umidade no Flat fo…

Uma pegada forte e 15 dias

Faz tempo que não escrevo sobre sexo. Talvez por que venho praticando pouco. Ou a qualidade tenha decaído. Creio que é isso. Tem muito cara se achando por aí. E não tem idade. É jovem, maduro ou... vividos.
Não me lembro de ter transado com um cara jovem que não fosse afoito. Imagino que pensam que basta meter, forte, que a mulher afrouxa a musculatura e goza. Sei não...
Já os maduros apostam na experiência para agradar sua parceira. E expressam isso. Eu chupo, eu pego, eu belisco... Na hora da cama, eles não sabem nem tocar uma mulher com volúpia. Quem dirá cumprir todas as falsas afirmações. E pior: tem homens maduros que não curtem “cunnilingus”, mas adoram uma felação. Que merda. Há machismo até no sexo. :o E tem os vividos, o sexo sênior. Desculpa aí, mas tenho pouca experiência nessa área. Ufa! Ainda bem. No entanto, se o Djavan me pedisse qualquer coisa chorando, eu faria sorrindo, ajoelhada. Ou coisa parecida. J
No meio de tudo isso tem “os caras”. Os que sacam do paranauê. E qua…

Tabaco em pó

Ah, meu trabalho me diverti! No cotidiano do jornalismo, quando estou apurando as informações, encontro de tudo: gente normal, gente doida; assassino, polícia; travesti e religiosas. Tem até um senhor, cheirador de rapé.
É o seu Willi. Ele é um velhinho alemão, simpático, com forte sutaque que denuncia sua origem. Ó conheci hoje. No meio de uma entrevista, onde ele entrou de gaiato, puxou do bolso o porta fumo em pó dele e deu uma cheirada.
"Eu nunca fiquei resfriado ou doente fumando rapé. Esse eu ganhei (n lembro de onde veio o fumo, mas era importado), mas eu também faço. Ontem mesmo foi a Jussara lá buscar. Olha o cartão dela aqui. Ela é massoterapeuta", disse o alemão.
Divirtido o senhor, que tem várias manias, além de cheirar o pó perfumado e fino, quase uma poeira. E advinhem, ele me ofereceu e eu aceitei. Pus no dorso da mão, entre o polegar e o indicador e mandei ver no narigão chato. A inexperiência me fez cheirar tudo numa narina só. Não tenho a prática do velhinho,…