Cor de Rosa (33)



Prefeito,

que tal um Centro de Zoonose?

Sim, a eleição mal terminou e já estou pedindo. O prefeito eleito nem foi diplomado e já começo a sugestionar idéias. Mas é que sou uma defensora dos animais e, mesmo não constando no plano de governo de Wilmar Carelli e Dr. Jorge, bem que nos próximos quatro anos poderia ser construído um Centro de Controle de Zoonoses.
Como sempre, conversas com amigos agitam minhas idéias. Pois um colega me disse que não percebe muitos animais abandonados pelas ruas. Mas eu sim, porque, para quem tem um bicho retirado do risco de rua (sim, animais também sofrem isso), é que tem olhos aguçados para a fragilidade deles e nossa também. Afinal, um Centro de Zoonose não serve apenas para achar um lar para bichos abandonados. Ter um estabelecimento desses é uma ação preventiva e de promoção da saúde pública animal e humana.
A verdadeira finalidade dos Centros de Controle de Zoonoses, através de campanhas educativas, é evitar a procriação descontrolada de animais, desestimulando a comercialização de filhotes e incentivando a adoção de animais abandonados. A questão não se resume em encontrarmos a melhor maneira de tirar os animais das ruas e sim, impedir que sejam conduzidos a esta situação. Outra finalidade do centro é controlar populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e de populações de animais como ratos, mosquitos e morcegos, entre outros, visando o controle das doenças transmitidas (zoonoses e doenças transmitidas por vetores), além de agravos provocados por estes animais.
Bom, não vou desfiar o rosário para o padre, nesse caso; quem melhor para saber de tudo isso do que um médico? E o vice-prefeito é o Dr. Jorge! Pode parecer cedo para tudo isso, mas quatro anos passam rápido e tenho ainda tantas coisas para sugerir que é melhor começar logo. É preciso que verbas governamentais sejam direcionadas para campanhas de esterilização e vacinação, de forma adequada e bem aplicada, com um projeto viável e prático. Para isso, garanto que tem vários veterinários na cidade, capazes de pontuar melhor e com propriedade sobre o trabalho desenvolvido nesses Centros.
É claro, também não dá para esquecer a co-responsabilidade de cada cidadão, pois sabemos que a culpa também está na posse irresponsável. Adquiridos por impulsividade, os animais acabam sendo vítimas de abandono, sem terem seus sentimentos respeitados e nem os cuidados necessários para garantir uma condição salutar de vida.

Comentários

Nanda Assis disse…
é vc ta certíssima.
se todos fizéssemos isso, dava muito certo.
temos que cobrar!

bjosss...

Postagens mais visitadas