Caymmi is dead!



O cantor e compositor Dorival Caymmi, 94 anos, morreu na manhã deste sábado de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, em sua casa no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro.

Nascido em 30 de abril de 1914, seu estilo inimitável de compor e cantar influenciou várias gerações de músicos brasileiros.
Em Salvador, ele realizou vários trabalhos antes de tentar a sorte como cantor de rádio, e como compositor ganhou um concurso de músicas de Carnaval em 1936.
Dois anos mais tarde foi para o Rio de Janeiro com o objetivo de realizar o curso preparatório de Direito e talvez arranjar um emprego como jornalista, profissão que já havia exercido em Salvador. Mas, incentivado pelos amigos, ele resolve enveredar para a música. Primeiro, por obra do acaso, tem sua música O Que É Que a Baiana Tem incluída no filme Banana da Terra, estrelado por Carmen Miranda.
Em seguida sua música O Mar foi colocada em um espetáculo promovido pela então primeira-dama Darcy Vargas. Daí em diante seu prestígio foi se ampliando. Passou a atuar na Rádio Nacional, onde conheceu a cantora Stella Maris, com quem se casou em 1940 e permaneceu casado até sua morte.
Seus filhos Dori, Danilo e Nana também são músicos. As canções que celebrizaram Caymmi versam na maioria das vezes sobre temas praieiros ou sobre a Bahia e as belezas da terra, o que colaborou para fixar, de certa forma, uma imagem do Brasil para o exterior e para os próprios brasileiros.
Em 60 anos de carreira, Dorival Caymmi compôs mais de 100 canções e gravou mais de 50 discos.
No seu aniversário de 90 anos, Caymmi ganhou uma homenagem dos filhos. Vinte sambas clássicos foram relançados em uma coletânea, chamada Para Caymmi.


Fonte: Jornal O Dia - Rio de Janeiro

Comentários

Nanda Assis disse…
oi linda, boa reportagem sobre o dorival c.
bjosss...

Postagens mais visitadas