Cor de Rosa (21)



Cuidando do que é nosso
Há algumas semanas conversava com uma leitora deste espaço, que é professora de geografia, sobre a importância de preservar o meio ambiente, principalmente as matas ciliares. Nessa conversa informal, a educadora disse acreditar que a participação individual na luta pela conservação e manutenção dos ecossistemas, analisado em um contexto macro, traz benefícios ao meio ambiente. Para ela, o trabalho de formiguinha dessas pessoas ocultas não é em vão, mas precisa ganhar mais adeptos.
Então, mais uma vez, me aproveito do contato com as pessoas para promover a defesa ao meio-ambiente, especificamente no que diz respeito a mata ciliar. Aqui na região urbana de Videira, temos o Rio do Peixe, cujas margens são povoadas – alguns respeitando a legislação ambiental e mantendo a distância mínima da área de preservação permanente, outros não. Se cada um dos ocupantes dessas áreas, localizadas ao longo do rio; seja morador, proprietário de lote ou comerciante de áreas, desenvolvessem atividades de conservação da mata ciliar deste trecho, estariam cada um, contribuindo para melhora da qualidade da água; no processo de reversão de processos de degradação ambiental e para a preservação da biodiversidade e do patrimônio genético da flora e da fauna. Isso tudo pela busca de um equilíbrio biológico duradouro, essencial a uma melhor qualidade de vida para nós mesmos.
A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garatem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água. O homem do campo sabe disso e, geralmente, é um dos praticantes de ações de defesa do lugar de onde tira os frutos. Mas o povo da cidade também tem que contribuir. Por isso, sempre é bom ressaltar que a vegetação de beira de rio não existe por nada. Não é simplesmente mato. Ela desenvolve as funções de controle da erosão nas margens dos cursos d´água, evitando o assoreamento dos mananciais; minimizando os efeitos de enchentes; mantém a quantidade e a qualidade das águas; filtra os possíveis resíduos de produtos químicos - como agrotóxicos e fertilizantes - e auxilia na proteção da fauna local.
Então, aos homens da cidade, chamo atenção aos cuidados junto a essas áreas. Se o trecho perto de si está degradado, recupere o local promovendo o reflorestamento com mudas nativas e frutíferas. Evite jogar lixo no local e muito menos desmate ou “limpe” o mato do “seu quintal”. Se estiver em dúvida sobre como atuar de forma politicamente ecológica, procure os departamentos públicos e tire as dúvidas. Com certeza os interessados receberão apoio para a execução de práticas conservacionistas nesse sentido. Ter uma atitude verde é legal!

Pessoas e Cotidiano

Dia do Amigo
Amanhã (20), se comemora o Dia do Amigo. Não citarei nomes aqui para não incorrer no descuido de esquecer alguém, o que é bem possível. Portanto, aos amigos que cultivo em Videira, que com certeza sabem que têm o meu amor e carinho; um grande abraço sentido e um beijo no coração, além da minha eterna gratidão pela acolhida. Aos amigos de fora, parafraseio o talentoso William Shakespeare: "Depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."

Datas comemorativas
Esse mês está cheio de datas importantes para o povo da região. No próximo dia 25, sexta-feira, comemoramos o Dia de São Cristóvão, Dia do Colono, Dia do Motorista e o Dia do Escritor. No dia 28 é a vez do Agricultor. Parabéns a todos!

Estimas de melhoras
Depois de um acidente de trabalho, a Heidi, do Restaurante Kikilo’s se recupera em casa de uma fratura na perna. Espero, sinceramente, que ela se recupere rapidamente; para que possa voltar ao nosso convívio do meio-dia.

Os famosos
Douglas Silva e Darlan Cunha - os famosos Acerola e Laranjinha da tevê e do cinema – estiveram na cidade participando do circuito Cinema em Movimento – Ciclo de Exibições e Debates. O filme Cidade dos Homens foi reproduzido na quarta-feira (16) e após a sessão, a galerinha presente teve um bate-papo com os dois e o advogado Cícero Zardo, sobre a experiência de vida dos atores, violência urbana, oportunidades, entre outros assuntos.

Prêmio Acaert
Pois o meu amigo e radialista, Iaran de Oliveira, ganhou a etapa regional 5 do Prêmio Acaert de Rádio e Televisão 2008 – Asas ao Talento, na categoria Locutor Noticiarista. Parabéns pelo reconhecimento do teu trabalho. Agora é só esperar a etapa final, em agosto, na capital do Estado. Traz para cá esse título guri!

Comentários

Dois Rios disse…
Ufa!!! Quanta informação producente e eficaz! Com relação ao meio ambiente, o que falta nesse povo é educação. Vejo aqui pelas praias do Rio depois de uma ressaca. São quilos e mais quilos de sacos plásticos, garrafas pets, latas de refrigerante e até colchões "devolvidos" pelo mar. Isso é a prova cabal de que estamos muito longe de alcançar a consciência dessa gente. Mas eu não desisto e faço a minha parte. Gostei da tua iniciativa. Pouco a pouco chegamos lá.
Beijo,

Postagens mais visitadas