Cor de Rosa (17)

Os anjos de vermelho


Eles põem a vida em primeiro lugar. São os bombeiros voluntários, especificamente da unidade de Rio das Antas, que nesta semana, ajudaram mais uma família. Na manhã do dia 16, uma das manhãs mais frias do ano, os anjos de vermelho realizaram o parto de um menino de 3,5 kg.
Ao chegarem no local, a mãe encontrava-se em trabalho de parto bem adiantado. Segundo relatou o bombeiro voluntário Ramon Gabriel Müller Bonassi (até nome de anjo ele tem), ele e mais dois colegas fizeram o parto na casa da senhora. “Foi um parto tranqüilo, sem riscos para a mãe ou o bebê que nasceu com saúde”, disse o rapaz que dedica parte do seu tempo em ajudar o próximo.
Selmir Paulo Bodanese e Luiz Carlos dos Santos foram os outros dois ‘parteiros’. Logo após o nascimento do bebê, mãe e filho foram conduzidos ao Pronto Atendimento de Rio das Antas e no meio da tarde já receberam alta. Penso que trabalho desse tipo merece estar na mídia, ser retratado e valorizado por todos, afinal, quem propaga a vida deve ter tratamento privilegiado. No mínimo condições de trabalho para desempenhar suas funções.
Atualmente, os Bombeiros Voluntários de Rio das Antas, que tem como comandante Claudemir Alves Machado, possuem na equipe dois plantonistas efetivos, mantidos pela administração municipal, e 33 voluntários; divididos entre Mirins, Aspirantes, Operacionais Masculinos e Femininos.
No aparato técnico eles contam com uma ambulância, um barco a motor, caminhonete F100 com unidade de resgate para ocorrências simples, uma unidade de combate a incêndio, entre outros. Recentemente foi assinado um termo para a liberação de recurso pela SDR de Caçador, juntamente com a Prefeitura Municipal, para aquisição de uma ambulância nova para a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Rio das Antas (ASSVRA). Mais do que válido! Afinal, os socorristas precisam estar equipados para continuarem atendendo a comunidade e salvando vidas. Sempre é bom lembrar que categoria como esta, dos bombeiros voluntários, precisam da atenção constante das autoridades e da população em geral. Somente bem equipados é que poderão continuar prestando socorro e ajuda a quem precisa.
Os Bombeiros Voluntários de Rio das Antas atendem no ocorrências no perímetro urbano e rural do município e o trecho da SC-303, entre Videira e Caçador. “Estamos 24h por dia, sete dias por semana de plantão, através do fone 193”.

Pessoas e Cotidiano

Acesso aos cadeirantes
Aldemir Daniel Wicz é portador de necessidades especiais em Videira. Ele vive uma realidade vistas por todos que moram na cidade. As ruas e calçadas não tem condições para o cidadão transitar. O rapaz ainda reclama que os passeios que não estão esburacados estão sempre cheios de carros. Ora, até onde sei o Código de Trânsito Brasileiro proíbe estacionamento em calçadas. Já ruim para nós, os não cadeirantes, transitar por passeios maus conservados – e não é rara a exceção termos que utilizar a rua para caminhar - quem diria então aos cadeirantes?


Maneiras
A composição de Chico Silva e eternizada na voz de Zeca Pagodinho, traz em seu refrão uma frase que cai bem em qualquer momento: “Não que tivesse bebido, não que tivesse fumado pra falar de vida alheia, mas gente, sinceramente, na vida coisa mais feia; é gente que vive chorando de barriga cheia”.


Nefróloga

Fiquei muito triste em saber do acidente de trânsito que a médica Terezinha Mazzeo sofreu no último final de semana, enquanto ia de Videira a Florianópolis. Profissional atenciosa com seus pacientes e conhecedora do seu ofício, a nefróloga também sabia atender com clareza e disposição a quem se interessada em propagar a vida, ressaltando a importância de prevenir doenças que assolem os rins.

Comentários

Postagens mais visitadas