Desafios da vida


Esta semana eu vi a capa da Revista Êxito, publicação mensal aqui de Videira, cuja matéria principal trata sobre os desafios de nossas vidas, que são frutos de nossas próprias escolhas. Confesso que fiquei um pouco chocada com essa constatação. É verdade. Nossos desafios são oriundos de nossas escolhas. Eu fiz a minha aos 11 anos de idade, quando decidi que seria uma comunicadora.

Estava então na 5ª série do primário e o sonho de uma guria de família pobre, que cresceu às margens de uma vila, era se formar em jornalismo. Mal sabia eu o que era ser uma jornalista, quais suas funções, ética profissional, desafios, cotidiano de um profissional da comunicação. Mal sabia eu quais eram as responsabilidades de se viver num mundo capitalista, socialmente incorreto; pois tinha a proteção dos meus pais até então.

Foi em 1985 que fiz a minha escolha e segui, ano após ano, a admirar âncoras de programas televisivos, a mirar-me no exemplo deles. Depois, no ensino médio, me aproximei do meio, buscando participar de oficinas literárias, palestras de caras multimídias, de um estágio na área administrativa da TV Piratini, de festinhas de publicitários e jornalistas... Até chegar na universidade, depois de me inscrever - no último segundo dos 45 minutos do segundo tempo - no único vestibular que estava com as inscrições abertas. Cai de corpo e alma nesse mundo.

Pronto! Depois da escolha feita, restou-me o desafio, a qual venço etapas até hoje. Que, para alguns, pode ter sido fácil ou não. Quem sou para menosprezar o processo de desenvolvimento de cada um, a forma como encarou, se empenhou ou realizou? Não. Longe de mim fazer esse tipo de julgamento. "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Eu sei de mim e da minha família. Eu sei do meu tempo psicológico, financeiro e cronológico. Das minhas convicções. Não. Busco não desprezar a experiência de ninguém tomando por base os meus princípios.

Minhas escolhas foram feitas com base em tudo isso e meus desafios são antigos. Mesmo que eles venham se aprimorando com o tempo, a base é uma só e tem 22 anos de idade. Está na juventude da maioridade agora, cuja primeira fase vencida está na primeira infância ainda.

Comentários

Postagens mais visitadas