Cor de Rosa e Carvão (14)


Título: "Espectros XXXII"

Arte impressionista impressiona mesmo!

Quem foi até o Centro de Eventos Vitória (Cevi) nessa semana pôde conferir o trabalho da artista plástica Aurélia Nattir de Bastos. Sob pinceladas com cores marcantes, a pintura da artista segue o estilo impressionista, surgido na França, no século XIX. Em tempos em que sofremos com a instabilidade na segurança pública e com o alto custo de vida, entre outros quesitos do nosso cotidiano, nada melhor do que nos deleitarmos com a beleza das artes plásticas. E a exposição de Nattir é assim: bela.

Antes de conferir a exposição, tive o prazer de conhecer a senhora de 76 anos, num breve momento em que ela estava com a família e amigos no Café Expresso Veneza, no Videira Shopping. De antemão ela me preveniu de que não esperasse fragilidade ou desenhos doces em suas obras. Então, de sobreaviso segui para o Cevi para me deleitar com as artes plásticas. Não estou habilitada a analisar a arte de ninguém, mas gosto de apreciar e fiquei, como o próprio estilo remete, impressionada.

As telas de Nattir seguem bem as características do Impressionismo, movimento artístico que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX, segunda conta a história da arte. As figuras não têm contornos nítidos, pois a linha é abstrata. Os tons são fortes, marcantes, bem como havia dito sua autora. Belíssima exposição!
Aurélia Nattir de Bastos viveu em Videira até os 17 anos, embora seja natural de Curitibanos. Agora, ela está radicada em Florianópolis, onde mantém seu atelier, porém, voltou a Videira para mostrar suas obras aos amigos e sociedade em geral na última semana. Em seu currículo, a artista tem várias exposições individuais, além do registro de participação de 80 mostras coletivas.

Mas, o que mais me chamou a atenção no seu currículo foi o fato de que também é ilustradora de livros. Ela, que integra a Diretoria da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos (ACAP), também empresta sua arte para capas e páginas da literatura nacional. Fiquei mais impressionada ainda, ao imaginar tanto vigor, força e beleza dando expressão e imagem as mensagens das letras, de outros artistas.

Pessoas e Cotidiano

Banda Kalua
Essa semana, Edson Antunes divulgou o endereço eletrônico do clipe da banda, no Youtube. "Alguém no Passado" foi gravado recentemente e já está disponível na internet para os fãs. Vai lá conferir:
http://br.youtube.com/watch?v=xodea1WRNas
Apoio à PM
Enquanto o refeitório da PM não fica pronto, os soldados fazem suas refeições na Perdigão. Essa parceria entre a iniciativa privada e a pública minimiza as dificuldades que os agentes sofrem devido a falta de investimentos na segurança pública.
Aprendizes na DPCo
Enquanto não temos policiais, teremos estagiários. Seis estudantes serão contratados para fazerem o atendimento ao público na Delegacia de Polícia da Comarca. O problema é que estagiário não está habilitado a investigar, apurar inquéritos e nem prender bandidos. O negócio é contar com a sorte e esperar que o povo do crime também seja aprendiz.
Observatório
O Observatório Astronômico Domingos Forlin receberá R$ 206 mil de investimentos do município e da União para a sua ampliação e modernização. Esses investimentos possibilitarão melhorias no espaço físico, dará conforto aos visitantes e abrirá espaço para introdução de novas tecnologias. Que ótima notícia!

Comentários

Postagens mais visitadas