Cor de Rosa 9

O mal do século


Estou começando a pensar que o mal do século, da modernidade, da globalização são os problemas sociais. Radicalizando o pensamento, diria até que pode ser o apocalipse. Antigamente, na literatura, o mal do século era o pessimismo, a melancolia, o sofrimento que abatia a maioria dos escritores, principalmente os ingleses. Com o tempo, esses sintomas evoluíram e na contemporaneidade tudo isso virou depressão. Cá na minha ignorância, a depressão é o reflexo de problemas calcados na área social; nas relações de trabalho, pessoais e familiares, principalmente. Afinal, é onde tudo se origina, no berço familiar.

Vocês todos já sabem que no exercício do jornalismo o contato com as pessoas é de extrema importância. É dessa relação que extraio minha reflexão da semana. Ouvi muitas pessoas relatando sobre qualidade de vida, dignidade, respeito ao ser humano, educação e ordem pública. Cada item abordado sob uma circunstância específica e sob um dos pontos: ou positivo ou negativo. O que me chamou a atenção foi a declaração de uma senhora, cujo perfil econômico é baixo e sem escolaridade. Porém, sua análise sobre o contexto social da comunidade onde vive foi de extrema lucidez e coerência.

Ela colocou que a condição social, a miséria na verdade, faz com que muitas pessoas acabem desvirtuando-se para a criminalidade. Sem perspectivas de melhorias no ambiente onde vive, aliado a falta de oportunidades, incentivos para freqüentar a escola e uma educação frágil na família, sem base aos preceitos morais, tudo isso junto e na mesma panela, é prato cheio para o desrespeito a própria vida. Quem diria então aos direitos do vizinho, do irmão, do comerciante... Porém, o que fazer quando a família falha, a fé é ausente e a escola insuficiente ou ineficaz?

Aonde mora, revela que a comunidade está dividida entre trabalhadores e desocupados. Entre os que zelam pelo local que residem, de forma higiênica e organizada, e os relaxados. Entre as famílias que buscam melhores condições de vida para os filhos, protegendo-os, se protegendo, e os núcleos desestruturados. É nesse ambiente que tenta criar uma filha adolescente, cujas dificuldades são muitas, e os caminhos são poucos.

Em outra situação, um irmão mata o outro, após passarem o Domingo bebendo. O motivo real ninguém vai ficar sabendo, um já está morto e o outro vai alegar o que for mais conveniente, mas nada justifica tirar a vida de outra pessoa. A morte natural ou em conseqüência de uma doença já é incompreensível para mim, quem diria um assassinato, e no domingo ainda, dia do convívio familiar. Há ainda os assaltos, cujos alvos dos últimos dias têm sido comerciantes da região.

São esses atos que considero as conseqüências do mal do século. Para conter essa onde de problemas sociais é preciso mais do que a vontade própria de cada indivíduo envolvido. O comandante do policiamento policial de Videira costuma dizer que a ordem pública é um problema de todos. Ele diz que faltam oportunidades às comunidades carentes, e que, além disso, a baixa estima e ausência de dignidade são fatores que contribuem para a criminalidade ou desequilíbrio social. O militar também acredita no trabalho conjunto entre os diversos setores sociais, como instituições públicas, privadas, organizações assistenciais, sociedade civil organizada, escolas, igrejas, clubes de serviço e cidadãos em geral. Então, mãos a obra!

Pessoas e Cotidiano

Turistas em Videira

Fiquei contente ao ver um ônibus de turistas no Sábado 18, circulando pela cidade. Eram 50 pessoas, de São Paulo, que estavam conhecendo a cidade. Eles passearam até de trenzinho, numa euforia característica de visitantes, cuja chuva não conseguiu abalar. A Alzira Scapin foi a cicerone deles – diga-se de passagem, ótima e culta guia.

Feira do Bolo

Na véspera do dia das mães, Sábado, 10 de Maio, acontece a Feira do Bolo na Igreja Evangélica Luterana “Cristo”, a partir das 13 horas, na Rua Bulcão Viana, 930.

Nova Direção

Com o slogam “O mundo é animal”, a Pet Shop Ducão está sob nova direção. A cara amiga, colega e amante dos animais, Estela Maris, tomou a frente do negócio, que, com certeza, vai se desenvolver de ‘vento em popa’. Então, já sabem: hospedagem, banho, tosa, vacinas, consulta médica e acessórios é tudo lá.

Colegas do Espanhol

Parabéns a todos nós, do curso de Letras-Espanhol da Educação a Distância da UFSC, que, com muita vontade, conciliamos tarefas profissionais, domésticas, acadêmicas e sociais. Um abraço especial para ‘las chicas’ Ângela, Ica e Rosângela. Êta gente boa!

Dia da Educação

Segunda-feira 28 é a data alusiva a Educação. Aproveito o momento para parabenizar todos os agentes promotores do setor: merendeiras, serventes, professores, pais, alunos, diretores, pedagogos, estagiários, voluntários, bibliotecários...

Comentários

Postagens mais visitadas