Cor de Rosa (7)

Abril, mês do livro e da educação

Estamos vivenciando o mês da educação e do livro. O último dia 2 foi a data alusiva ao Dia Internacional do Livro infanto-juvenil, homenagem feita ao poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis,Hans Cristian Anderson – autor de contos como O Patinho Feio, A Pequena Sereia e A Roupa Nova do Rei, dentre outros.

No próximo dia 18 é a vez de um conhecido escritor: José Bento Renato Monteiro Lobato. Ele foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, que teve o livro infantil O Sítio do Picapau Amarelo consagrado em todo território nacional.

Já o dia 23 comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Instituída pela Unesco em 1995, a data visa atrair a atenção das autoridades governamentais e da população para este que é um dos meios de transmissão de conhecimento mais universais e eficazes que existem. A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes e William Shakespeare, por exemplo, nasceram ou morreram em um 23 de abril.

Para encerrar o mês comemorativo, está o Dia da Educação, no dia 28 de abril. Data alusiva ao "processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".

Por essas datas, que faço questão de ressaltar a importância que é contribuirmos, em ações práticas, para o desenvolvimento cultural e educacional no nosso município. Um dos exemplos de sucesso nesse quesito é o Projeto Encontro Marcado, realizado anualmente em Videira por alunos e professores do Colégio Estadual Professora Adelina Régis. Uma iniciativa que nasceu modesta e hoje está se “espraiando” pelo Meio-oeste catarinense. Projeto este que incentiva a leitura e aproxima os estudantes leitores dos autores catarinenses, além de promover o senso crítico em cada um.

São ações desse tipo que a comunidade do município precisa. Porém, desejo mais quando se trata de leitura e educação. Queria que todos os cidadãos pudessem ter mais acesso aos livros. Que as pessoas se sentissem motivadas a lerem, ao ponto de buscarem obras do gênero que mais lhe agradassem. Mas, principalmente, que houvesse um projeto que visasse o incremento do acervo da nossa biblioteca pública. Então comemoraria com gosto, todas as datas alusivas ao livro e a educação.

Cotidiano e Pessoas

Ato Falho

Deixei passar o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, em brancas nuvens. Então, aproveito agora para corrigir o ato falho e parabenizar os colegas de profissão, que em sua maioria procuram buscar relatar os fatos de forma ética e fidedigna aos leitores.

Cenário Político I

Cidadãos me perguntam quem são os pré-candidatos ao Executivo de Videira. Com exceção de dois políticos que já declararam seus interesses publicamente, o cenário político está indefinido. Uma lástima para o cidadão que se interessa pelo desenvolvimento do processo político e eleitoral.

Cenário Político II

Por isso que a cada pleito o eleitor nunca sabe em quem votar. Ele não tem tempo para conhecer e analisar os perfis dos candidatos, que só se revelam ‘nos 45 minutos do segundo tempo’.

Mortes no trânsito

Mais um acidente vitimou duas pessoas no último Domingo, em Joaçaba. O jovem médico Shahid Schuquair, que trabalha em Videira há cinco anos, foi uma das perdas. A questão é: Quantas pessoas ainda vão precisar morrer na região e no município até que um programa permanente de segurança no trânsito seja criado? Está na hora dos cidadãos, governos, clubes de serviço, iniciativa privada, escolas, entre outros, se unirem e por as cacholas a pensar.

Comentários

Postagens mais visitadas