Tentei me omitir, mas não tem como. Esta semana eu assisti ao GNT.DOC na Sky. O assunto era a postura adotada pelo candidato Barack Obama durante o processo eleitoral nos EUA. "A América está preparada para um presidente negro?" Esse era o título do programa. De acordo, diria.

"Conheça a surpresa Barack Obama, o senador moderno que vem conquistando o voto branco nos EUA e disputa com Hillary Clinton a indicação democrata. O partido oficializa em agosto o seu candidato para a eleição presidencial em novembro de 2008. Será que o racismo ainda vai pesar na decisão?" E esse é o texto de chamada.

Eu, os especialistas que foram entrevistados durante o programa, dizemos que sim. Há muita especulação sobre o comportamento 'imparcial' dele. Justamente em uma nação onde as desigualdades étnicas são muito demarcadas. Negros e brancos norte-americanos sabem disso, mesmo assim, Obama vem conquistando votos desses eleitores, pelo mesmo motivo: sua luta pelo fim da desigualdade sócio-econômica, independente de raça, cor e credo.

Às vezes eu penso quem seria mais ingênuo: o eleitor ou o candidato? Esse discurso do Obama é utópico e parece um déjavù, mas funciona. Talvez seja verdadeiro. Ou não. O que tenho certeza é de que pode funcionar. Ele pode ganhar.

Mas, eu sei, os especialistas sabem e Obama também, que não é bem assim que funciona a opinião pública, que funciona o pré-conceito racial; principalmente num país onde tudo é muito arraigado (muito mais que no Rio Grande do Sul, onde o povo é - quase - todo faca na bota).

Enfim, poderia ficar falando sobre os depoimentos expressados no GNT.DOC, mas a questão racial é algo infindável (infelizmente), porém, que está sendo brandamente trabalhada pelo comitê eleitoral de Barack Obama - 'meu presidente'!

Comentários

Anônimo disse…
ahã assistindo tv hein...
não achou a foto? é que eu fui em uns post antigos, coisa de frutiqueira.
e eu não sou convencida é o pp que faz com que eu me sinta assim
he he he
bj
Sei... He he he. Sempre é o PP! Porém, bom que tu seja a Betty Amada Boop e todas as outras possíveis. Bjo
Anônimo disse…
Parabéns, gostei de suas palavras.

Postagens mais visitadas