Candidatas mulheres


As pré-candidatas à Prefeitura de Porto Alegre (RS), as deputadas Manuela D'Ávila (PC do B), Luciana Genro (PSOL) e Maria do Rosário (PT), participaram nesta segunda-feira (24) do programa Polêmica, da Rádio Gaúcha. As três devem enfrentar José Fogaça (PMDB), que deve ser candidato à reeleição. Foto: Arivaldo Chaves/Agência RBS/AE

Desembarquei em Porto Alegre no Domingo 16. Como sempre, minha mãe preparou um café da manhã digno dos Deuses, regado a boa conversa sobre o cotidiano familiar, da vizinhança e da cidade. Mas o que ela esqueceu de me dizer, e que soube somente quando fui fazer um happy hour com amigos na 'City Down', é que o Porto dos Casais tem três pré-candidatas ao executivo municipal. Sim! Luciana Genro, pelo PSOL, Manuela D'Ávila, PC do B, e Maria do Rosário, PT.

Desci do ônibus, no último ponto da Avenida João Pessoa, quase em frente a municipal do PT, onde um grupo de pessoas, com bandeiras, estavam a postos. 'O que está acontecendo por aqui?' Pensei... Logo que entrei na Rua da República dei de cara com o baiano, jornalista da Prefeitura Municipal e petista de carteirinha. Me atualizou de tudo o homi. Eram as prévias do partido para decidir quem seria o pré-candidato. Na disputa, Maria do Rosário e Miguel Rossetto - que, aliás, é um ótimo político.

Na segunda já percebi o clima de concorrência no ar. Mas tudo muito fino, por que é assim que as coisas são entre mulheres inteligentes, de classe (mesmo que uma delas seja a Luciana Genro, a mais arraigada nos seus conceitos, entre todas). Tudo indica que as três deverão disputar a prefeitura da capital gaúcha com o atual prefeito, José Fogaça (PMDB), que a meu ver e a de amigos e familiares, irá perder para uma delas. Acompanho de longe, bem de longe, seus feitos. E convenhamos, tá muito aquém do que deveria ser. Mas, também corre a boca miúda, que agora a deputada federal Manuela busca um vice para compor sua chapa. E que essa aliança poderá ser esdrúxula. Para continuar sendo sincera, nada me admiraria... Porém, fico assustada, já que a carreira política da rapariga vem surpreendendo desde sua primeira candidatura, vitoriosa e estrondosa ao legislativo.

Tudo isso é para dizer que fiquei surpresa com tanto agito no meio político municipal de lá. Sim, o de lá. O de Videira ainda não emplacou. Os possíveis 'pré-candidatos' ficam num diz-que-me-disse, dando margem as especulações na sociedade, partidos e imprensa. Estão perdendo tempo! Para mim isso é sinônimo de desorganização partidária, de falta de consenso nos grupos e, me atrevo a dizer, insegurança ou amadorismo.

Quem assumiu sua postura de pré-candidata ao executivo videirense, desde cedo - com anúncios e trabalho - foi a vereadora Rosa Bogoni (PT). Acredito que isso seja positivo para o pleito e mais ainda para o partido. E, depois de muito tempo, o vice-prefeito Eduardo Gelinski (DEM) teve sua indicação confirmada pelo seu partido, embora há dois anos ele tenha assumido uma postura política que anunciava seu interesse pela gestão municipal 2009-2012. Porém, todo esse 'trabalho' ficou ameaçado com boatos de que os democratas teriam outro nome para concorrer em outubro. Ponto negativo já.

Enfim, como digo por aí, a eleição municipal de Videira vai ser acirrada e divertida. Queria ser uma mosquinha para transitar nos bastidores dos partidos e ver, de perto, o que ocorre nas entrelinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas