Eu vi o eclipse lunar



Estava voltando do cinema, depois de chorar vendo PS. Eu Te Amo, fui refletir na sacada de casa, acompanhada de baco e da nicotina amiga (he he he, tá eu sei...). Então, procurei a lua, como sempre faço, para o bate-papo de todas as noites. E que noite...

Céu estrelado e límpido e lá estava ela... Redonda, sombreada e com uma meia-lua minguante dentro de sua totalidade. Era o eclipse lunar total que estava se formando. Parece que só me esperava para a saudação de todas as noites para que, em seguida, o céu ficava encoberto com um neblina forte.

Então, fiz um pedido e uma promessa. Nada de arrependimentos, mas quando soube que meu pedido só poderá ser atendido em 2010, arrepiei os cabelos... É que esse será o último eclipse lunar total antes de 21 de dezembro de 2010, que poderá ser visto, desde que as condições meteorológicas permitam, da maior parte das Américas, da Europa e da África. He he he. Êta vida complicada até para fazer pedido e promessa.

Porém, só o espetáculo de hoje já valeu a pena. Eram alguns minutos antes da meia-noite e o ápse do fenômeno estava ali, a olhos nús, para ser apreciado. O satélite natural ficou completamente sob a sombra da Terra, e só não vi a cor avermelhada porque a neblina não deixou...




Eclipses lunares ocorrem quando Sol, Terra e Lua se alinham e o satélite natural percorre a sombra gerada por nosso planeta. Entretanto, a Terra não barra completamente a passagens dos raios - alguns, ao passarem pela atmosfera terrestre, sofrem desvio e atingem a superfície lunar. É isso que faz com que a Lua adquira o tom avermelhado.

A análise dessa coloração é importante pois ela revela o grau de poluição da atmosfera. Tanto aquela gerada pelo homem quanto a natural, resultante de gases e partículas emitidos por vulcões, por exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas