Meus pais


Minha mãe acorda cedo, mesmo não precisando, mesmo merecendo descanso. Ela dorme tarde também. Gosta de assistir tevê na sala e sempre tira aquela "madorna" durante a programação.

No aniversário dos seus filhos e irmãs, ela faz questão de ser a primeira a felicitar. E sempre é. Afinal, mesmo sendo aniversário, ninguém, mas ninguém em sã consciência vai ligar para a sua casa antes das 8h da manhã para dar feliz aniversário, além de seus próprios pais. Eu já sabia que isso aconteceria comigo. Ao deitar ontem, depoias da Quinta Laranja, pensei: terei três horas de sono. No máximo quatro, até a mãe ligar. Então corri para a cama logo com meu tapa zóio e cai no sono.

Dito e feito. Menos de quatro horas depois o celular toca. Era ela, me felicitando, desejando o que todas as mães (ou pelo menos as amorosas) querem para seus filhos: felicidades, mas pense no sentido amplo que a palavra compreende...

Então, nasceu o primeiro sorriso dessa nova idade. Do primeiro dia dos meus 33 anos. E aos poucos vieram os risos roucos de sono. Depois de tanto tempo ela me contou como foram minhas primeiras horas na maternidade. Felizes e bajulados, como sempre acontece quando estou do lado deles. Foram de encanto, porque minha disse que eu sorria para toda a enfermaria; resplandecia, encantando todos que entravam no quarto para ver. Mas já com jeito de guria travessa.

Em poucos minutos, a narrativa sobre meu primeiro dia nesta vida foi divertida e feliz. Então, como não ser? Como negar o que tá traçado para mim desde quando era zigoto? Jamais. Por isso que digo, sempre: sou uma mulher exuberante, sem falsa modéstia, e feliz, embora os percalços da vida.

Meu pai adotou nova rotina com a aposentadoria, claro. Nela, dormir até mais tarde. Então, ele ligou mais tarde. Era pouco mais de meio-dia e eu já havia almoçado algo bem frugal, mas nutritivo, e estava então a banhar-me. Levei o celular para o banheiro, porque é sempre nessas horas que ele toca. Sempre.

No box, com os cabelos ensopados sobre o celular no ouvido, ouvia sua voz mansa de desejando o que também, todos os pais amorosos, hehehe, querem para seus filhos: felicidades. E de novo, pense, mas pense muito mais no sentido amplo que representa essa palavra. Ele falou saúde, oportunidades boas de trabalho, realização pessoal e pediu a benção de Deus para mim. E falou de amizades. Quer que eu tenha amigos fiéis ao meu lado.

Então, não deu para evitar. Eram lágrimas e água a banhar meu rosto e o peito, cujo coração tava acelerado. E já não saia mais palavras de mim que não fossem embargadas. E não ouve tchau, porque eram dois virginianos chorões ao telefone.

Muitas coisas aconteceram comigo, se modificou em mim, desde que vim morar em Videira. Foram acontecimentos bons e ruins, mas entre eles, o que prevalece são os bons, pois foi aqui que conheci amigos doces e fiéis, como a minha amiga Silvia e a Valéria, foi com a distância que a minha família se aproximou, que estamos mais perto um do outro e sem vergonha de nossos sentimentos. Onde os quilômetros não fazem e nem trazem diferenças para nós.

E é por isso que gosto de aniversário e reveillon. Porque as pessoas estão de alma limpa. Porque tem esperanças renovadas, forças recarregadas, projetos revitalizados, metas traçadas. São por estas e muitas outras pessoas que estão presentes comigo hoje, mesmo não estando ao meu lado fisicamente, que estão fazendo do meu dia, o mais feliz dos próximos 365 dias.

Comentários

Barbara disse…
estava lendo o jornal hj e vi que o horário de verão começa agora em outubro. lembrei de quando saíamos nesse dia só para termos mais uma hora de balada. hahahah..foram muitas as indiadas que nos garantiram pontos extras em nossa carteirinha da funais.
bem, minha trufa do mais puro chocolate suiço, FELIZ ANIVERSÁRIO! vou ficar te aguiardando para comemorarmos esses três ponto três aqui na terrinha.
Anônimo disse…
Nane linda exuberante e maravilhosa, finalmente chegou os 33 anos. Feliz aniversário. Sorte, saúde, amigos e amores verdadeiros, ah! e muita ceva gelada, sexo e blues....
Estamos com saudades, gostaríamos de estar aí hj para te dar um abraço.
Manda notícias, beijos
Anônimo disse…
Parabéns e Feliz aniversário...Creio que você merece minhas felicitações....
Barbara: hehehe. nós temos histórias. ontem vi Sex And The City, episódio quem a Carrie para a Paris. Ela senti saudades dos encontros a 4. Eu tb amiga. Bjo e até minha próxima ida a Porto.
Betty e PP: foi muito bom reencontrá-los, estreitar os laços e ver que temos muitas coisas em comum, como sermos pessoas maravilhosas. Adoro vcs.
Anônimo: creio que você mereça meu agradecimento pelas felicitações, mesmo mantendo o anonimato, hehehe. Foi um bom dia ontem.

Postagens mais visitadas