Saideira/RS

A Imprensa nacional tem medo de falar dos anos de chumbo?

A edição de maio da 'Saideira - Encontros Periódicos com o Jornalismo' quer debater um assunto que, de certa forma, ainda transita com alguma parcimônia pela Imprensa brasileira - como as questões referentes ao regime militar dos anos setenta são tratadas pelos jornalistas. Que tipo de abordagem é feita hoje pelos veículos de Comunicação? Quais os tabus? Quais as lendas? O que é verdade?
Para debater essas e muitas outras questões, estarão presentes na próxima terça-feira, dia 29 de maio, a partir das 19h30min, no Zelig - rua Sarmento Leite, 1086, Cidade Baixa, em Porto Alegre - os jornalistas Elmar Bones, José Mitchell e Rafael Guimaraes. A Saideira é uma promoção da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação - Alice, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e da Catarse Coletivo de Comunicação. Informações em www.alice.org.br. A entrada é franca.
Elmar Bones trabalhou nas redações dos principais veículos do país. Na década de setenta atuou no Coojornal, um jornal editado por uma cooperativa de jornalistas, que marcou época no RS por sua postura frente à ditadura militar. Atualmente é diretor da Já Editores, responsável pelos jornais Já Porto Alegre e Já Bom Fim.
José Mitchell foi correspondente por trinta anos do Jornal do Brasil em Porto Alegre. Nos anos setenta realizou diversas reportagens sobre o regime militar. Hoje atua como coordenador de produção do Telejornalismo da RBSTV, e recentemente lançou o livro 'Segredos à Direita e à Esquerda da Ditadura Militar'.
Rafael Guimaraens foi repórter do Coojornal, sendo preso pelo regime militar por ter divulgados relatórios secretos do Exército Brasileiro, e editor de política do jornal Diário do Sul. É autor dos livros 'Porto Alegre Agosto 1961', 'Trem de Volta Teatro de Equipe' e 'Tragédia da Rua da Praia'.

Fonte: Sincidato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul
____
Já conseguimos reunir a galera das rádios e jornais de Videira para confraternizar. Agora só falta darmos o primeiro passo ao compremetimento, de nos encontrarmos periodicamente, para discutir o mercado, a profissão, as relações de trabalho, entre outras "cositas mas". Sonho? Sei lá, entende... O que sei é que quero Saideira/SC, hehehe.

Comentários

Postagens mais visitadas