Pular para o conteúdo principal

PRÊT-À-PORTER

A doença do cotidiano

Estamos de “pronta entrega” nesta vida. Prêt-à-Porter! A modernidade, o cotidiano, a efemeridade está fazendo com que não percebamos a passagem dos tempos. Com isso, vivemos mais apressados, correndo no dia-a-dia, “matando um leão por dia”, como costumamos dizer.
Não temos mais tempo para os amigos, para a família, para os vizinhos (que mal sabemos quem são, muitas vezes). Não temos paciência com os colegas de trabalho, de faculdade, com os filhos... Nos relacionar de forma salutar, saudável é algo que a doença do cotidiano está minando, aos poucos. O bom dia já não sai mais com interesse de nossas bocas. Nossas mentes já estão ocupadas com nossas responsabilidades, prazos, idéias, justificativas, desde que acordamos, e muitos até dormem com esses pensamentos todos.
Já ouvi várias pessoas comentarem que ao dormir, sonham com o trabalho, têm idéias, às vezes até soluções de problemas para sugerir para a coordenação no outro dia. Nesses casos, ao acordarem, ao invés de beberem água, fazer a higiene, ou simplesmente abrirem os olhos para o dia, ficavam lembrando dos sonhos da noite, em busca de detalhes da boa idéia que poderia solucionar embates profissionais. Para muitos este tempo passou. Conseguiram outros meios produtivos e evolutivos de criação. Agora não sofrem mais da doença da pressa ou síndrome da pressa. Foi assim que seus terapeutas classificaram esta fase de suas vidas.
Esta síndrome ou
doença é psicológica, causada principalmente pelo ritmo frenético em que a sociedade moderna se submete nas zonas urbanas e no trabalho. A síndrome não tem reconhecimento médico nem psicológico factível, mas é estudada desde a década de 1980. O aumento excessivo de ansiedade é o principal fator que causa a síndrome da pressa.
Uma pesquisa feita pela International Stress Management Association, entidade internacional que estuda o estresse, aplicada em mil brasileiros economicamente ativos, revelou que 30% deles sofriam da "doença da pressa". Eles apresentavam sintomas físicos (hipertensão e problemas cardiovasculares), emocionais (angústia) e comportamentais (abuso do álcool).
O estudo aponta que só 8% dos entrevistados davam-se conta de que deveriam reduzir o ritmo de vida e estavam tomando ou já tinham tomado alguma providência para isso. Outros 13% achavam que deveriam ir mais devagar, mas não sabiam como fazê-lo. “A idéia de que quanto mais correr, melhor; é muito forte", analisa Ana Maria Rossi, presidente no Brasil da Isma.Enfim, há solução para os apressadinhos. Basta que eles estejam atentos a como se comportam durante a sua convivência social e profissional. Então é só parar, analisar e recomeçar de novo, com novo ritmo.
(by Elaine Barcellos de Araújo)
A Pressa Febril da Vida Moderna
A lentidão da nossa vida é tão grande que não nos consideramos velhos aos quarenta anos. A velocidade dos veículos retirou a velocidade às nossas almas. Vivemos muito devagar e é por isso que nos aborrecemos tão facilmente. A vida tornou-se para nós uma zona rural. Não trabalhamos o suficiente e fingimos trabalhar demasiado. Movemo-nos muito rapidamente de um ponto onde nada se faz para outro onde não há nada que fazer, e chamamos a isto a pressa febril da vida moderna. Não é a febre da pressa, mas sim a pressa da febre. A vida moderna é um lazer agitado, uma fuga ao movimento ordenado por meio da agitação.
Fernando Pessoa, in 'Heróstato'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se o queijo mofou está estragado [1]

Errado! E só soube disso uma semana depois de ter posto aproximadamente um quilo de queijo colonial no lixo, cheia de dó no pensamento, no estômago e principalmente nos olhos. Logo eu, que sou como avestruz e como até pedra com pimenta do reino moída na hora [se não for assim eu não gosto].

O fato aconteceu logo que vim de casa, após comemorar meu aniversário com minha família e amigos do peito [Jana, sua jararaca, não se inclua nesse núcleo]. Na bagagem sempre trago vários mimos e a cesta básica patrocinada pelo Araújo. Mas, dessa vez, tinha algo a mais: duas metades de queijo redondo, de diferentes sabores, no estilo colonial.

Depois de uma semana degustando o melhor deles, aquele mais branquinho e molinho, levemente salgado - diria que quase um polenguinho - decidi saborear o outro, mais amarelinho, sequinho e oleoso, com doce de leite. Dez dias a base de queijo e salame e enjoei. Sob orientação da minha mãe, deixei os queijos num pote bem ventilado, a sombra.

Mas a umidade no Flat fo…

Tabaco em pó

Ah, meu trabalho me diverti! No cotidiano do jornalismo, quando estou apurando as informações, encontro de tudo: gente normal, gente doida; assassino, polícia; travesti e religiosas. Tem até um senhor, cheirador de rapé.
É o seu Willi. Ele é um velhinho alemão, simpático, com forte sutaque que denuncia sua origem. Ó conheci hoje. No meio de uma entrevista, onde ele entrou de gaiato, puxou do bolso o porta fumo em pó dele e deu uma cheirada.
"Eu nunca fiquei resfriado ou doente fumando rapé. Esse eu ganhei (n lembro de onde veio o fumo, mas era importado), mas eu também faço. Ontem mesmo foi a Jussara lá buscar. Olha o cartão dela aqui. Ela é massoterapeuta", disse o alemão.
Divirtido o senhor, que tem várias manias, além de cheirar o pó perfumado e fino, quase uma poeira. E advinhem, ele me ofereceu e eu aceitei. Pus no dorso da mão, entre o polegar e o indicador e mandei ver no narigão chato. A inexperiência me fez cheirar tudo numa narina só. Não tenho a prática do velhinho,…

Uma pegada forte e 15 dias

Faz tempo que não escrevo sobre sexo. Talvez por que venho praticando pouco. Ou a qualidade tenha decaído. Creio que é isso. Tem muito cara se achando por aí. E não tem idade. É jovem, maduro ou... vividos.
Não me lembro de ter transado com um cara jovem que não fosse afoito. Imagino que pensam que basta meter, forte, que a mulher afrouxa a musculatura e goza. Sei não...
Já os maduros apostam na experiência para agradar sua parceira. E expressam isso. Eu chupo, eu pego, eu belisco... Na hora da cama, eles não sabem nem tocar uma mulher com volúpia. Quem dirá cumprir todas as falsas afirmações. E pior: tem homens maduros que não curtem “cunnilingus”, mas adoram uma felação. Que merda. Há machismo até no sexo. :o E tem os vividos, o sexo sênior. Desculpa aí, mas tenho pouca experiência nessa área. Ufa! Ainda bem. No entanto, se o Djavan me pedisse qualquer coisa chorando, eu faria sorrindo, ajoelhada. Ou coisa parecida. J
No meio de tudo isso tem “os caras”. Os que sacam do paranauê. E qua…