Agressões a jornalistas violam direitos humanos

Liberdade de Imprensa 07/05/2007 23:03

O período que antecedeu o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no Brasil, foi marcada por agressões ao princípio que todos afirmam como pilar da democracia. A FENAJ emitiu
nota oficial no dia 3 de Maio. A nível mundial, a Anistia Internacional e a Federação Internacional dos Jornalistas lançaram um apelo para proteção de jornalistas.
Casos como o ocorrido no Pará, no dia 25 de abril, no Tocantins dia 26, no Piauí dia 28, e o mais recente, no interior de São Paulo, atestam que a livre circulação de informações e o exercício do Jornalismo constituem-se em atividades perigosas em sociedades como a brasileira, repleta de desigualdades e violências.
Em nota oficial emitida no dia 3 de maio, a FENAJ reafirmou seu entendimento de que a liberdade de imprensa é “condição essencial para o exercício do Jornalismo verdadeiramente a serviço da sociedade e que, para tanto, deve estar associado a um rigoroso sistema de responsabilidade social da mídia e seus profissionais”. O documento recuperou que foram registrados 67 casos de violências contra jornalistas em 2005 e anunciou para breve o levantamento com os registros do ano passado.
A principal entidade de defesa dos direitos humanos, a Anistia Internacional, lançou no dia 3 de Maio, com apoio da FIJ, um apelo mundial para que os jornalistas sejam protegidos no exercício de sua função. “Uma imprensa livre é um componente essencial da liberdade de expressão e igualmente um elemento chave na promoção dos direitos humanos”, registra o documento, que trouxe o triste dado de que em 2006 155 profissionais de imprensa foram mortos.
Fonte: Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Comentários

Postagens mais visitadas