Pular para o conteúdo principal

Cristiane F.

Assisti a este filme hoje: Cristiane F. Drogada e prostituída. Não li o livro e nunca me deixaram assistir ao filme quando era transmitido pela tevê aberta. Depois, eu cresci e perdi o interesse.

Sem grana para os lançamentos e com vários filmes desinteressantes na prateleira, fui para acervo. Mais uma vez passei por ela e vi que estava liberada. Então chamei.

Bem produzido o filme. Para uma película com mais de 20 anos, tá ótimo. Condizente com o tema, atuação de atores de bom nível. Gostei. A fotografia é escura, do tempo que para dar mais drama às histórias, isso era um bom artifício.

O filme é pesado, inclusive para os tempos de hoje. Aliás, a degradação humana sempre é algo assustadora. Mas assisti ao filme com um olhar romântico. Com o coração e vi que Cristiane e Detlef, seu namorado, estavam unidos não só pela heroína. Estavam ligados pelo amor também. Então, achei o filme meigo.

Mas tudo isso é para fazer referência a uma fala do namorado da Cristiane. Ela queria um pico e tava sem grana e ele disse que o próximo cliente era o daria a parada. Então, Detlef disse para Cristiane, quando ele estava saindo da Estação Central para atender a um cara (ele fazia ponto na Estação Central), que concordo completamente: "quando se apaixonam ficam generosos".

Não importa o tipo da relação (melhor que o sentimento seja recíproco). Homens e mulheres, acontece com todos os gêneros e em qualquer circunstância. E não me refiro somente a grana, mimos, mas também de carinho, atenção, concessões. Esta frase se encaixa em tudo pra mim, para a relação ou o sentimento como um todo. Para o amor, a paixão, o tesão... "Quando se apaixonam ficam generosos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se o queijo mofou está estragado [1]

Errado! E só soube disso uma semana depois de ter posto aproximadamente um quilo de queijo colonial no lixo, cheia de dó no pensamento, no estômago e principalmente nos olhos. Logo eu, que sou como avestruz e como até pedra com pimenta do reino moída na hora [se não for assim eu não gosto].

O fato aconteceu logo que vim de casa, após comemorar meu aniversário com minha família e amigos do peito [Jana, sua jararaca, não se inclua nesse núcleo]. Na bagagem sempre trago vários mimos e a cesta básica patrocinada pelo Araújo. Mas, dessa vez, tinha algo a mais: duas metades de queijo redondo, de diferentes sabores, no estilo colonial.

Depois de uma semana degustando o melhor deles, aquele mais branquinho e molinho, levemente salgado - diria que quase um polenguinho - decidi saborear o outro, mais amarelinho, sequinho e oleoso, com doce de leite. Dez dias a base de queijo e salame e enjoei. Sob orientação da minha mãe, deixei os queijos num pote bem ventilado, a sombra.

Mas a umidade no Flat fo…

Sóis

Sexta-feira de manhã. Não precisei abrir o aplicativo que controla meu ciclo menstrual para saber que estava de TPM. O mau humor era latente e já o percebia insuportável até para mim. E chovia. Muito. Dia perfeito para ficar em casa, hibernando, como costumo definir dias e este estado de espírito. Mas não. Tinha que encontrar um amigo-cliente, que ontem estava sem comunicação via smartphone. Não havia escapatória. Teria que ir.
Fechava assim meu período de pré-aniversário, antecipadamente. Não suportaria mais uma semana. Teria eu mesmo que dar o start em novas energias e começar Setembro com os dois pés direitos.
E hoje, no primeiro dia do mês, ainda cinza e molhado por aqui no Sul do país, um novo sol surgia. Mesmo que ainda de TPM, a virada do mês sopra em mim mudanças. Novos tempos. Renovação.
Fiz a mesma coisa que nos últimos sábados do calendário letivo. Acordei, peguei a mochila gasta e sai respirando o ar úmido e cheio de partículas de vida e possibilidades dentro de mim. E quand…

Nos phones: Todo homem

O sol Manhã de flor e sal E areia no batom Farol Saudades no varal Vermelho, azul, marrom Eu sou Cordão umbilical Pra mim nunca tá bom E o sol Queimando o meu jornal Minha voz, minha luz, meu som

Todo homem precisa de uma mãe
Todo homem precisa de uma mãe

O céu Espuma de maça Barriga, dois irmãos O meu Cabelo, negra lã Nariz e rosto e mãos O mel A prata, o ouro e a rã Cabeça e coração E o céu Se abre de manhã Em abrigo, em colo, em chão

Todo homem precisa de uma mãe
Todo homem precisa de uma mãe