Eu quero mesmo é renascer


Estamos na Semana Santa e daqui a poucos dias chega a data que marca o renascimento da humanidade. Chega a Páscoa. Queria eu renascer em casa este ano. Abrir-me para novos sentimentos, emoções, situações, oportunidades, atividades profissionais e pessoais ao lado do amor físico da minha família. São momentos como este que lamento não ter capacidade de gerar minhas despesas, a ponto de voltar ao berço sempre que aperta o peito.

Mas, na verdade, eu quero mesmo é renascer. É óbvio que tenho plena consciência que o processo de mudanças não acontece só porque termina o ano, se troca a idade ou se é Páscoa. Mas a data simboliza isso e meus sentimentos absorvem essa associação ao meu cognitivo de forma avassaladora. Às vezes, ser e ter um comportamento forte, batalhador, lutador é tão desgastante... É preciso muito mais que razões para sufocar emoções ao ponto de não querer ser um gatinho, que dorme quando se está cansado.

Não quero eu, agora, trocar de vida ou dificultar a minha atual. Apenas renascer em mim mesma. Reforçar meus próprios votos, me regozijar nos pleitos vitoriosos e aprender com os erros de atos impensados ou sem sucesso. Quero apenas me encher de paz, de harmonia, de serenidade e de amor incondicional. De dar e receber bem estar.

Agora eu sei do que gosto na velhice alheia. Passo em frente as casas e admiro as pessoas de idade, em seus momentos de ostracismo. Quem, hoje, tem o que eles usufruem na terceira idade? Ai de mim se tivesse a sabedoria dos velhos, o tempo, as vivências, a parcimônia, a serenidade e o amor despretensioso.

Estou tão cheia de ganância em minha volta que às vezes me sinto repugnar. Tudo tão disfarçado... Um oportunismo pejorativo, ideologias de botequim de beira de estrada, ambições descabidas, consumismo desenfreado, falsidades. O mundo está sumindo em sua vaidade e estão todos nessa maré. Para lutar contra essa correnteza, só renascendo com força, num lugar seguro.


Decepções, insegurança, tristeza geradas pela cegueira humana... Oxalá, meu pai, que possamos ter momentos de iluminação para voltar ao caminho. Sempre! E que neste domingo, tenhamos, todos, um bom recomeço.

Comentários

Nanda Assis disse…
lindo texto, vamos em frente.

bjossss...

Postagens mais visitadas