PL permite jornalista sem graduação na área

Sérgio Matsuura

O Projeto de Lei 3981/08, proposto pelo deputado federal Celso Russomano, permite que pessoas sem diploma de jornalismo exerçam a função desde que possuam pós-graduação na área. Também cria os conselhos regionais e federal de jornalismo, além de legislar sobre os direitos do jornalista e instituir a realização de exame de ordem para a obtenção do registro profissional.
Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, o projeto “precisa de uma lipoaspiração”. A entidade é a favor da criação dos conselhos de jornalismo, mas critica outros pontos, como a possibilidade do exercício da profissão sem a graduação na área.
“O deputado é um aliado da Fenaj na defesa da necessidade de um conselho de jornalismo, mas essa mistura de temas vai ser um grande obstáculo para o Projeto. Não vejo como ele ser bem sucedido”, avalia.
É a terceira vez que Russomano apresenta projeto de lei sobre o tema. O primeiro foi rejeitado pelo Plenário em 2004. O segundo foi retirado de tramitação pelo próprio autor em 2005.
O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados e foi recebido pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público nesta terça-feira (16/09). Ele também será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.


Fonte: Comunique-se
__

É o fim de carreira... Vou propor um projeto também: todas as pessoas que tiverem especialização ou mestrado em outras áreas, podem atuar como profissionais também, independente da graduação de base. O que é isso? Estão querendo acabar com o pouco de profissionalismo que temos, com o conceito e a ética que os bons jornalistas mantém, com a história de trabalho e de lutas de cada um. Essa discussão tem que acabar. Esta na hora da federaçao ser mais incisiva e até ditadora na defesa do diploma e na atuação dos habilitados na nossa área. Chega de charlatonismo!

Comentários

Postagens mais visitadas