Este ano eu quase comprei uma televisão. Eu, que pouco assisto a programação das emissoras, tive esse acesso por quatro vezes. Sempre em momentos de rupturas. Primeiro quando costumava assistir ao Altas Horas na madrugada dos domingos e os seriados que o SBT transmitia pela manhã, na domingueira também, há uns três anos. Depois, com o frio do inverno passado. O latifúndio era tão grande, que um twister habitava lá dentro também. Por terceiro foi este ano, quando a minissérie sobre a Maysa foi ao ar, na TV Globo.

Agora tenho mais um surto. Adoro o José Mayer e queria tanto vê-lo nessa novela... Por hora estou resolvendo o problema vendo pelo Youtube. Mas minha internet é tão ruim que cada capítulo leva em média quatro horas para baixar. Acho que dessa vez não escapo. Vou comprar uma tevê pra mim. Esse, talvez, seja mais um presente que me darei, ainda contando como de aniversário.

O outro, o livro da Maysa, foi um deles. Sem tevê e sendo a caixa do seriado de valor fora das minhas condições para o momento, me socorri da literatura. Comprei o livrinho, que já queria faz tempo. Como adoro biografias, fiz o investimento, mesmo estando dura. Em breve, ele entra pra listinha dos títulos ao lado. Por enquanto, fico trocando liras com a mulher mais solitária entre uma multidão de amores, de sobre a mesa de trabalho, no Flat.



Sinopse
A cantora e compositora Maysa foi uma personalidade muito mais complexa do que sugere sua imagem pública. Intérprete de clássicos da música brasileira como 'Ouça' e 'Meu mundo caiu', a artista é tema dessa biografia escrita pelo jornalista Lira Neto a partir de pesquisas em arquivos familiares, de entrevistas com cerca de 200 pessoas (parentes, amigos, ex-namorados, ex-maridos, músicos, produtores) e, sobretudo, com base no acesso irrestrito ao diário íntimo de Maça. O resultado é um retrato cheio de nuances de uma cantora que não apenas se tornou um ícone da vida boêmia, mas foi ela mesma uma cronista da vida noturna, escrevendo as letras de muitas de suas canções - num trânsito incessante entre as figuras da musa e da poeta.

'Maysa - Só numa multidão de amores' percorre minuciosamente todas as etapas (e traumas) de uma trajetória marcada por amores, viagens, conflitos com a mídia, tentativas de suicídio, crises de alcoolismo e internações em clínicas para desintoxicação. Do convívio com o pai notívago e hedonista ao casamento com o magnata André Matarazzo (que impunha à esposa o recato das tradições familiares), da identificação visceral com a música romântica à assimilação das novidades estéticas trazidas pela Bossa Nova, Lira Neto compõe uma narrativa em que a fidelidade aos fatos e o exaustivo trabalho de prospecção permitem detalhar também o contexto sociocultural em que Maysa se tornou uma personagem célebre.
.

Comentários

Rosana disse…
Guria....vc precisa escrever o post: como sobreviver sem uma televisão...porque eu não consigo isso não! Pra mim isso é impossível.
jana disse…
preciso morar em videira, o povo aí não para de comprar nunca.

nega tu sempre diz que não tem dinheiro e não para de comprar
???????????

ta se virando nos trinta
he he he
Jana, isso se chama atoleiro! hehehehe. Pelo menos no meu caso. Mas 30 pila não vai me deixar mais palpérrima do que estou. Já o livro do Tim... Esse sim, o papai Noel terá que trazer. hehehe.

Bjo

Postagens mais visitadas