Eu, promotora de vendas




Ontem à tarde comecei com o desafio de comercializar espaço na minha coluna. Depois de fechar a edição da semana, desci para almoçar e começar a rascunhar um plano de ação e listar os anunciantes em potencial. De repente, decidi já fazer a primeira abordagem...
Que horror! Eu não consigo vender nem minha própria mãe, que sabe convencer as pessoas de cara e por si só já se promove, imagina publicidade?! Mas tudo bem. A primeira experiência a gente nunca esquece. E foi nesse momento que lembrei a época em que vendia um plano de saúde tabajara, que eu mesma não queria nem para o meu gato, quem diria para as pessoas. Foi uma vivência horrível, que levou 30 dias para que eu assinasse minha incapacidade para vendas.
O negócio não tinha nem meta. Era um plano de serviços na área da saúde, em que os médicos e laboratórios a recém estavam sendo credenciados, assim como os hospitais também. O escritório ficava numa firma de informática, era o negócio secundário de um dos sócios dessa empresa. Eu caminhava horrores, abordava pessoas e empresas, e nada! Nem emagrecer eu consegui, já que era verão e trilhava quadras no calor escaldante de Porto Alegre, só enchendo a mesma garrafinha d’água nos bebedouros. Quando chegava em casa comia um “boi pela perna”, o calçado estava mais gasto do que pela manhã e a roupa toda suada.
Depois de um mês eu desisti. Deixei meus vale-transportes e meu convênio, peguei o percentual de uma das vendas que fiz - resultado da panfletagem nos portões da PUC/RS – e fui para casa, resoluta a procurar outra atividade que não fosse vendas.
Agora, para aumentar os rendimentos, que não duram 48 horas em minhas mãos, volto à atividade, um pouco mais otimista do que antes, cheia de expectativas sobre resultados, que tem que serem positivos. Talvez tenha sucesso nessa empreitada – ou não. Mas, não custa tentar.

Comentários

Nanda Assis disse…
boa sorte querida.
gosto demais de ler aqui, seus textos parecem aquelas cronicas que a gente le em jornal é muito gostoso sabe. por isso que vc é jornalista. muitos e muitos
bjossss...

Postagens mais visitadas