Sensibilidade a flor da pele




Não havia percebido antes, mas tenho TPM. Venho comendo chocolate diariamente desde quinta-feira. Já sou viciada no cacau em barra, mas dias antes do meu ciclo menstrual a coisa se aguça e nunca me dou conta disso. Penso que é gula, que é falta de estimulante, ansiedade, qualquer coisa, menos tensão pré-menstrual.
No Sábado me deu uma saudade intensa no peito, misturada com uma porrada de sentimentos que nem quis sair de casa. Desci somente para ir fazer as unhas no salão da Suzi e voltei para dentro de casa. No Domingo, pensei que acordaria de mau humor, mas não, estava bem disposta. Claro que pela manhã já tinha devorado a sobra de uma nêga maluca coberta de negrinho puxa-puxa. Mas à tarde senti falta do cacau de novo e se não fosse a Mara, minha amiga querida, teria feito a Silvitcha parar em algum posto para comprar uma suculenta barra. Na Segunda-feira fui até o mercadinho de cima e comprei mais duas: um diplomata crocante e um lacta branco com castanhas e uvas passas.
Então, no dia seguinte, o sinal... Fui até o calendário e pensei que tivesse se antecipado, mas não. Ela veio certinho no 28º dia. Bobeira minha, depois de tantos anos não sei as datas da visita. Então, entendi a quantidade de espinhas no rosto, união do chocolate em excesso com hormônios, e a sensibilidade a flor da pele. Sim, a necessidade de romance no Sábado, nem que fosse por meio da literatura; a reflexão diária sobre meus sentimentos; sobre minha vida...
O mau humor não permaneceu em mim. Ficou de longe, mas, uma tristeza aguda se aloja no meu ser por alguns minutos, em tempos e tempos durante as 24 horas do dia. A realidade me cerca e se desnuda na minha frente como se não tivesse ciência de tudo que ocorre comigo, da minha participação e omissão. Queria eu ficar com os seios inchados, dor de cabeça, cólica, antes a essa sensibilidade para a vida, a emoções a flor da pele. Queria eu continuar ignorante sobre mim mesma por estes cinco longos dias. Logos esses dias...
Será que eu consigo um cachorrinho desses para mim?

Comentários

Anônimo disse…
Such a nice blog. I hope you will create another post like this.
Nanda Assis disse…
bom dia querida! sabe eu sofro de uma tpm que me deixa extremamente nervosa. brigo o dia todo com o coitado do meu marido.legal falar sobre isso, já que é um problema entre as mulheres. obrigada pelo carinho. gosto muito de ler vc!
bjosss...
Dois Rios disse…
Interessante abordagem. Nós mulheres tínhamos que prestar mais atenção a essas mudanças. In)felizmente já passei dessa fase. Agora brigo com a menopausa que, asssim como a TPM me deixa insuportável, sensível, chorona, ansiosa e sempre oscilando entre "a vida é bela" e o "mundo cão.". E assim vamos sofrendo das mesmas coisas com nomes e situações diferentes. C'est la vie!
Beijo,
Oie gurias! Obrigada pelo carinho e atenção. Minha amiga, que divide apê cmgo, tem uma TPM que é pior que um cão chupando manga. Mas, isso é surpresa para mim e que foi potencializado com essas 'coisas' que vão no peito. Como tu mesmo disse Dois Rios, e que tb costumo usar, c'est la vie! Um bjo no coração de vcs.

Postagens mais visitadas