Meio ambiente terá novos agentes


Esta semana, a aula inaugural do Projeto Protetor Ambiental marcou mais uma iniciativa conjunta em prol do Meio Ambiente em Videira. No Salão Nobre da Unoesc Videira, autoridades locais, estudantes, familiares e sociedade em geral deram início a formação de 30 futuros agentes protetores do meio ambiente. Durante as aulas, que terão durabilidade de três meses, alunos oriundos de 15 escolas da rede pública receberão noções básicas sobre biodiversidade, fauna, flora, poluição, lixo, educação ambiental, solo, recursos hídricos, drogas, trânsito e DST’s, entre outros.
O projeto elaborado pela Polícia Ambiental tem como parceiros a Casan, a Unoesc Videira e a 9ª Secretaria de Desenvolvimento Regional. O objetivo do projeto é capacitar multiplicadores de informações que promovam a conscientização da preservação ambiental entre as pessoas, em busca do equilíbrio entre o ser humano e a natureza. Para isso, nada melhor do que ter como intermediadores, crianças e adolescentes, capacitadas a fomentar essa relação. Há muito tempo que o público jovem vem sendo alvo de informações desse tipo, para que se tornem multiplicadores em seus lares, comunidades, escola e demais ambientes em que estejam inseridos. É o futuro cidadão sustentavelmente correto sendo construído e acredito que com êxito garantido.
Porém, essas medidas colhem resultados em médio prazo, dependendo da ação, a longo até. Obviamente elas possuem a sua importância e devem sempre ser implantadas, executadas, para que o processo seja contínuo. Porém, quem está no comando administrativo hoje são os adultos, que já tem sua formação completa. Muitos deles sem ter tido essa experiência, sem ter recebido esse conhecimento sobre a importância de preservar o ambiente e se receberam, podem não aperfeiçoado sua aplicabilidade.
No Projeto Protetor Ambiental, a Casan esta destinando recursos para a sua aplicação. Isso me parece medida compensatória tanto para a sociedade como para o meio ambiente, se levarmos em consideração que aqui em Videira, durante os cerca de 30 anos de serviços prestados pela companhia, nenhum não se tem notícias de que o saneamento básico foi implantado. E isso é preservar o meio ambiente. Significaria devolver ao rio que abastece a todos, menos resíduos poluentes; mais promoção da saúde pública e, claro, menos custos aos cofres públicos.
Talvez seja necessário esperar estes agentes ambientais crescerem e tomarem a frente de organizações públicas e privadas, para que, efetivamente, a sociedade possa contar com ações diretas na preservação do meio ambiente. Enquanto isso, continuamos, então, fazendo nosso papel de cidadãos ecologicamente corretos, separando o lixo e adotando comportamentos menos poluidores a natureza.

Comentários

Anônimo disse…
I like the way you wrote this kind of blog.


e loan
Anônimo disse…
Considering the fact that it could be more accurate in giving informations.
Anônimo disse…
To the owner of this blog, how far youve come?You were a great blogger.
Anônimo disse…
Its ok if the appearance of your blog is not good. The important thing is the topic or the content of your blog.

Postagens mais visitadas