Um bom ano



Max Skinner (Russell Crowe) é um investidor inglês sem muitos escrúpulos que vive somente para ganhar cada vez mais dinheiro. Quando seu tio Henry (Albert Finney), seu parente mais próximo, morre, ele herda sua vinícola na França. Quando viaja ao local para ajustar detalhes a fim de vendê-lo, Max acaba passando uma temporada no local, deixando-se seduzir pelo inebriante clima francês.

Assisti a pouco esse filme no Telecine Pipoca e achei muito meigo. Ele me lembrou de uma das poucas certezas que tenho na minha vida: de que vou morar na França, por dois lindos anos. Repito: Tenho absoluta certeza disso! A mesma certeza de que sabia que seria jornalista desde os 11 anos de idade. Putz! Lá se vão 22... Então, não é sonho ou ilusão; será a mais pura realidade.

Comecei a me preparar para isso há uns cinco anos. Comecei a estudar a língua na Alliance Française de Porto Alegre e adorava. Tudo te remetia a história e a cultura francesa. Os eventos, as experiências dos colegas, a origem dos professores, a biblioteca... Foi um ano bom até minha mãe ter um AVC, até perceber que teria que abrir mão, momentaneamente, de ótimos momentos que estava passando. Talvez, por isso, quando meu pai começou com seu histórico de trombose, diabetes e enfarto, há três anos, quando novamente estava passando um bom ano; tive - muitas vezes - receio de ter que abrir mão, abdicar dos meus planos de vida de novo. Claro, aliado ao sentimento de uma possível perda na família.

Nos últimos dias, mesmo a cada dificuldade, a cada situação constrangedora, com inquietações, percebo que este também está sendo um bom ano. E melhor! Nada dessa vez vai fazer com que esse processe estacione momentaneamente. Sinto isso. Quer saber porque está sendo um bom ano? Porque estou finalizando ciclos, abertos há muito tempo; tempo demais. E a cada etapa vencida, mais esta certeza se reafirma: 2008 - Um bom ano.

Castelo Beynac - França

Um bom ano
Gênero: Drama (uma comédia romântica)
Lançamento: 01 de Dez, 2006
Lançamento DVD: Fev de 2007
Distribuidora: Fox

Comentários

Postagens mais visitadas