Cor de Rosa (13)



Trânsito, em desenvolvimento constante

Mais uma vez me aproprio de impressões colhidas no exercício do meu ofício para tratar de um assunto que preocupa os cidadãos de Videira: o trânsito. Este é um tema que gera muitas reclamações, mas também deveria gerar reflexões por parte de cada um de nós.
Percebo que falta comprometimento por parte de condutores de veículos, pedestres, autoridades públicas e da sociedade civil organizada. Ficamos bestificados, muitas vezes, com a imprudência dos condutores no trânsito central e nas rodovias quando observamos diversas situações no dia-a-dia. Porém, também é justo falar que alguns pedestres também são irresponsáveis ao ponto de não considerarem seu comportamento nas vias públicas. Falta respeito de todos os lados e temos que ter consciência de que os problemas estão no sistema viário da cidade, na fiscalização e no comportamento humano. Eles não estão unilaterais.
Nos últimos dias foram apontados algumas ações que podem minimizar essa problemática. Na área educacional, o município decidiu apropriar-se das artes cênicas para promover a consciência de buscar a segurança no trânsito. Nada melhor do que começar pelas crianças, que são multiplicadores eficazes em muitos processos. Quando um programa ou ensinamento é bem aplicado, eles aprendem e depois cobram na prática, com alguma crítica infantil perante a alguma irregularidade cometida por adultos condutores próximos deles.
O espetáculo Calota e Gasolina em Trânsito foi apresentado para os alunos da rede de ensino municipal, gratuitamente, na última semana. Direcionada ao público infantil ela tem o objetivo de buscar a conscientização para um trânsito mais seguro, formando público e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Mas, o mais importante é que além das exibições da peça, os estudantes terão acesso a material didático, como cartilha que será trabalhado com os colegas e professores em sala de aula.
Outro fato relevante foi a divulgação de que o Órgão de Trânsito de Videira – Ortravi – vai contratar uma empresa para a realização de um estudo técnico sobre o setor. Isso é importante para identificar problemas chaves e pontuais, a fim de que ações corretivas possam ser aplicadas de forma eficaz, com base em um levantamento sério. Estudos nessa área deveriam ser constantes, anuais diria.
Nossa frota de veículos cresce dia-a-dia, por conseqüência o trânsito está em desenvolvimento constante também. Não dá para ignorar o fato que esse crescimento também acarreta problemas e que ações regulares pela viabilidade e segurança no trânsito de nossa cidade também devem crescer, juntos. Lado a lado também, com o respeito mútuo.

Cotidiano e Pessoas

O circo chegou!
O alarde está sendo grande. Coisa de palhaço mesmo! Nos carros de som pela cidade (em alto e bom som); o anúncio: O único com três gêneros de espetáculo – circo, rodeio e touradas. Os circenses ainda garantem que não usam instrumentos com os animais. O negócio é pagar pra ver.

Quartel da PM
Tem mudanças na infra-estrutura do quartel da Polícia Militar. Recursos oriundos de ajustes de conduta do Ministério Público, além de alguns convênios, estão proporcionando os acabamentos no prédio que abriga os policiais. Estava na hora dos agentes terem um pouco mais de conforto e melhores equipamentos no seu ambiente de trabalho, cuja edificação espera por conclusão há 20 anos.

Parabéns aos nubentes!

“Disse Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê” (Mc 9:23). Cassandra Soares e Jean G. Balestieri acreditaram no sentimento que unia o casal e ontem, sexta-feira (23), confirmaram a união e receberam a benção das alianças. A cerimônia aconteceu no final da tarde, na Igreja Matriz de Videira, onde amigos e familiares do casal participaram do momento. Felicidades a Cassandra e Jean.

Comentários

Postagens mais visitadas