Cor de Rosa (12)


Sentado ou em pé, se espera ou paga o mesmo

Algumas coisas não mudam, nunca! Uma delas são as filas de espera atendimento nos caixas das instituições bancárias. É de praxe já. Véspera de feriados, pós-feriados; sextas-feiras, segundas e, é claro, dias de pagamento de benefícios ou de vencimentos de serviços públicos. Nos outros dias até pode haver menor movimento. Com sorte não se pega nem fila, não dá nem para esquentar o assento do banco.

Ah, os bancos... Há algum tempo os clientes ou consumidores de serviços bancários podem esperar sentados. Mas isso também cansa, também é falta de respeito com o cidadão, principalmente quando o tempo de espera é superior a 30 minutos. Pior é no Banco do Brasil, que nem cadeiras têm para a comodidade do cliente. No Besc tem bancos e dois guichês para o atendimento fácil para quem vai executar até duas operações. Ótimo. Mas também tem fila. De repente é até melhor retirar a senha para ser atendido nos caixas comuns.

Agora a Caixa é o recordista entre os três. Não há um cliente que saia sorrindo da agência, depois de esperar por 30, 60 minutos ou até mais. O sistema de agendamento pelo 0800 me parece um serviço paliativo. A fila virtual deixa de ser invisível quando o cliente chega na agência pouco antes do horário marcado e lá fica esperando, sentado, seu nome ser chamado. Aí se vão no mínimo 20 minutos, em dia de pouco movimento.

Esta Segunda-feira (12) a situação foi muito pior. O sistema 0800 estava com problemas e a orientação da gerência era para o cliente se dirigir até a agência agendar pessoalmente. Eu vivenciei essa situação. Era pouco antes das 13h quando cheguei no banco e pessoas esperavam desde o meio-dia para serem atendidos no horário determinado. Os que tinham hora marcada para as 13h, e com compromissos agendados para à tarde, desistiram quando o ponteiro marcou 30 minutos depois.

No contraponto estão os funcionários da gerência da Caixa. O atendimento prestado por eles é de primeira qualidade. Mesmo sobre a tensão, cobrança e reclamações dos usuários, eles mantém o profissionalismo e a educação. Os seguranças e as atendentes que auxiliam no auto-atendimento são os primeiros a receberem o bombardeio, mas também são atenciosos. Penso que para o colaborador e os clientes não sofrerem com esses problemas, o sistema de agendamento deve ser revisto pela instituição.

Para não pegar fila de espera, o chefe do Procon Videira, Atayr Silva, sempre orienta que as pessoas antecipem os pagamentos que vencem nos dias 30, 5 ou 10 de cada mês. Porém, o bom também seria se o benefício do trabalhador pudesse ser antecipado a fim de que ele conseguisse seguir essa orientação. Tem que haver uma maneira eficaz para solucionar o problema no atendimento bancário. Do jeito que está, não dá para ficar.

Cotidiano e Pessoas

Quartel da PM

Tem mudanças na infra-estrutura do quartel da Polícia Militar. Recursos oriundos de ajustes de conduta do Ministério Público, além de alguns convênios, estão proporcionando os acabamentos, como a pintura externa do prédio, que abriga os policiais e os setores administrativos. Estava na hora dos agentes terem um pouco mais de conforto e melhores equipamentos no seu ambiente de trabalho, cuja edificação espera por conclusão há 20 anos.

Meu Ford Fiesta

A Polícia Civil pede para que a população fique em alerta sobre a incidência de golpes aplicados pelo celular. Eu, por exemplo, já dispensei um Ford Fiesta Sedan. A mensagem dizia que meu celular havia sido sorteado na Promoção Dia das Mães do “SBT é Show!” Eu só teria que ligar, “grátis”, de um telefone fixo para um telefone móvel de código 31. É o fim da picada!!!

DPCo

Estive na Delegacia de Polícia da Comarca de Videira essa semana e vi a atuação em conjunto dos policiais daqui com os colegas de Florianópolis. O grupo todo está em plena atividade. À primeira vista o trabalho está fluindo em sincronia e agilidade impressionantes. É flagrante sendo lavrado de um lado, uma equipe em busca e apreensão do outro... Dá até gosto de ver. Parabéns!

Encontro das Mulheres

Lindo e florido estava o Cevi na noite de Quarta-feira (14), durante o I Encontro das Mulheres do Ceja Estadual. De acordo com a diretora do centro, Maria Márcia Maurina, o objetivo do evento era reunir mulheres com alguma ligação com a educação de jovens e adultos. Mais de 400 mulheres de Videira e região estiveram presentes e puderam conferir a palestra “A importância da Mulher no mundo de hoje”, depoimentos de alunas, ex-alunas, profissionais e parceiros do Ceja, além de apresentações artísticas; sorteio de brindes e do coquetel de encerramento. No ano que vem tem mais.

Comentários

Postagens mais visitadas