Sim, sou prenda tchê!


Pasmem! Mas eu já fiz parte de invernada. Era uma prenda atípica, não ia a bailes. Não gostava dos estilos, mas gosto da cultura, das tradições e da história do meu Rio Grande do Sul.

Foi assim que entrei para o grupo de danças artísticas do Departamento de Tradições Gaúchas do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Berço dos grandes CTGs no Estado. Foi lá que originou o Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado.

Eu dançava lá, no último ano da década de 80, de saia, blusa e lenço na cintura, bem bonita. Adorava o balanço da saia nos paços da chimarrita, os olhos nos olhos, e as reverências. Dança artística gaúcha tem seu charme, assim como a música tradicional gaúcha. E nisso tem de tudo. Tem o saudoso César Passarinho, a quem me fez apreciar a música nativista. Tem Wilson Paim também, que merece todo o respeito dos gaúchos.

Ouvir a FM Cultura, emissora de rádio da Fundação Piratini, me trouxe doces lembranças de tempos que marcaram minha juventude com amigos que hoje já não vejo mais, que não tenho mais contato, que nem sequer ouço comentários. Mas que foram importantes no meu dia-a-dia de adolescente. Êta mundão de saudades que não tem fim...

Gaudêncio Sete Luas
by Luis Coronel e Marco A. Vasconcellos


A lua é um tiro ao alvo
E as estrelas bala e bala
Vem minuano e eu me salvo
No aconchego do meu pala

Se troveja a gritaria
Já relampeja minha adaga
Quem não mostra valentia
Já na peleia se apaga

Marquei a paleta da noite
Com o sol que é ferro em brasa
O dia veio mugindo
Pra se banhar na água rasa

Pra me aquecer mate quente
Pra me esfriar geada fria
Não vai ficar pra semente
Quem nasceu pra ventania

Comentários

Anônimo disse…
já matei muita aula quando eu estudava no julinho para ir ao DTG tomar chimarrão.
putz, como que eu não lembro de vc por lá.
a cada dia que passa fico mais surpreendida de como nós temos algo em comum, e pensar que no 1° grau isso não acontecia... eu acho
betty boop jana
é verdade... n não viámos e não tinhamos nada em comum, além do fato de sermos colegas no mesmo coléginho. que bom, assim agora temos o PP, he he he.

Postagens mais visitadas