Sim, sou prenda tchê!

Pasmem! Mas eu já fiz parte de invernada. Era uma prenda atípica, não ia a bailes. Não gostava dos estilos, mas gosto da cultura, das tradições e da história do meu Rio Grande do Sul.
Foi assim que entrei para o grupo de danças artísticas do Departamento de Tradições Gaúchas do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Berço dos grandes CTGs no Estado. Foi lá que originou o Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado.
Eu dançava lá, no último ano da década de 80, de saia, blusa e lenço na cintura, bem bonita. Adorava o balanço da saia nos paços da chimarrita, os olhos nos olhos, e as reverências. Dança artística gaúcha tem seu charme, assim como a música tradicional gaúcha. E nisso tem de tudo. Tem o saudoso César Passarinho, a quem me fez apreciar a música nativista. Tem Wilson Paim também, que merece todo o respeito dos gaúchos.
Ouvir a FM Cultura, emissora de rádio da Fundação Piratini, me trouxe doces lembranças de tempos que marcaram minha juventude com amigos que hoje já não vejo mais, que não tenho mais contato, que nem sequer ouço comentários. Mas que foram importantes no meu dia-a-dia de adolescente. Êta mundão de saudades que não tem fim...
Gaudêncio Sete Luas
by Luis Coronel e Marco A. Vasconcellos
by Luis Coronel e Marco A. Vasconcellos
E as estrelas bala e bala
Vem minuano e eu me salvo
No aconchego do meu pala
Se troveja a gritaria
Já relampeja minha adaga
Quem não mostra valentia
Já na peleia se apaga
Marquei a paleta da noite
Com o sol que é ferro em brasa
O dia veio mugindo
Pra se banhar na água rasa
Pra me aquecer mate quente
Pra me esfriar geada fria
Não vai ficar pra semente
Quem nasceu pra ventania
Comentários
putz, como que eu não lembro de vc por lá.
a cada dia que passa fico mais surpreendida de como nós temos algo em comum, e pensar que no 1° grau isso não acontecia... eu acho
betty boop jana