Crônica de Maicon Tenfen*


Quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Manifesto das roliças, cheinhas e simpatizantes

Reprodução de imagem do pintor Fernando Botero

1. Nós queremos cantar o amor às boas refeições, o hábito às lanchonetes e às pizzarias.
2. Os elementos essenciais de nossa beleza serão as gorduras localizadas, as estrias e a própria celulite.
3. Tendo a mídia até aqui enaltecido a magreza mórbida, as faces chupadas e as ancas esqueléticas, nós queremos exaltar as formas arrendondadas, as bochechas sensualmente rosadas, os antebraços que vibram como gelatina, os pneuzinhos sob a camisola suave, a gastronomia, a vida.
4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza das gordinhas. A Gisele Bünchen é um amor de pessoa. Pena que seja magrela e sem bunda. As gordinhas também sentem e despertam tesão. O prazer não vem da forma, mas do desempenho.
5. Solidariedade é a nossa palavra de ordem. Solidariedade aos homens gordos ou simplesmente barrigudos. Aos carecas. Aos baixinhos. A todos, enfim, que não se enquadram nos padrões globais de beleza e consumo.
6. Propomos que todos os que comercializam a felicidade através das dietas milagrosas sejam queimados em praça pública.
7. Não há mais beleza senão na gordura. Nada de obra-prima sem um caráter adiposo. A consciência da mulher madura deve ser um assalto violento contra a silhueta padronizada e sua consequente histeria consumista.
8. Por que não prestar atenção nas verdadeiras delícias da vida? Um domingo no parque, um abraço apertado, um poema do Drummond? O bisturi é perigoso. As academias, tediosas. E as dietas, especialmente as milagrosas, uma calamidade.
9. Nós queremos glorificar a gordura – única verdade do mundo. Nossos maridos sabem o que pegam. O silicone e a lipoaspiração são as grandes falácias do nosso tempo.
10. Nós queremos demolir as academias e os institutos enganadores. Direcionamos nosso mais profundo desprezo aos tele-programas femininos que num bloco apresentam a dieta da semana e no outro a dica culinária e sempre gordurosa de algum cozinheiro inescrupuloso.
11. Livros, revistas, televisão, clínicas, simpatias, bruxedos e muito mais prometem o emagrecimento mágico e redentor. Ao inferno com tudo isso. No nosso dinheiro eles não metem mais a pata.
12. Fica claramente declarado que, a partir de hoje, a mulher que pedir desculpas por estar acima do peso estabelecido e padronizado pelo mercado da felicidade frustrada será considerada boba, panaca, otária etc.
13. E temos dito!


*Maicon Tenfen é é escritor, colunista do Jornal de Santa Catarina e do Diário Catarinense.

Fonte: ClicRBS

Comentários

uau, tri legal tchê.
também não me enquadro nos padrões da moda não. tenho uma barriguinha ou como alguns dizem; um calo sexy,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Ah, fiquei curioso para saber de suas tragicomédias.
manda pra mim, manda..
rsrsr

beijoo querida e um maravilhoso fds pra vc.
=]
Rosana disse…
hihihihihi...adorei o protesto das gordinhas....rsrsrsrsrs!!!!
bjs da Rou...
Silvia Palma disse…
Adorei este texto...surrupiarei ele e transcreverei no Reflexos...vamos propagar...heheh..e tu acredita que estava assistindo o Jornal da Record..uma matéria sobre hábitos saudáveis...entra uma rata de academia e diz...celulite é uma deformação....putz....deformada ia ficar a cara dela, se eu a pegasse..hehehe...celulite é ser gostosa em braile...hehehe

Postagens mais visitadas