As luzes da cidade acesas


Cena de Luzes da Cidade (1931)

Não. Nada de música sertaneja dessa vez. Mas bem que ela viria bem nesse post, afinal, eu sempre me pego pensando sobre as luzes da cidade acesas. Hora quando circulo pelas ruas, hora quando olho pela minha janela, também iluminada.

Na última semana, enquanto olhava para os prédios da Rua Saul Brandalise ou da rua paralela a ela, via os quadrados com tons variados de luzes. Às vezes esbranquiçadas, na maioria amarelas, outras em tons de azul e até avermelhadas. Daí vinha aquele pensamento: “O que será que esse povo faz em casa, agora?”

Olhava no relógio do celular e ficava imaginando quem e o que estaria fazendo uma dona de casa, às 18h30 por exemplo. Algumas alternativas e imagens me vinham a mente, como um jantar fumegante cozinhando sobre o fogão. Ou então pondo roupas na máquina enquanto orientava o filho nos deveres da escola. Ou simplesmente uma mulher que acabara de chegar do trabalho e se preparava para o terceiro turno, em casa.

Também poderiam ser jovens que começavam a relaxar do dia extenuante, jovens que chegavam em casa para o lanche e pegar o material de aula, antes de ir para a faculdade. Eu, nesses vários dias de curiosidade sobre janela dos outros, descansava da arrumação da casa nova.

Comentários

Elaine Gaspareto disse…
Olá!
Este é um comentário-convite:
Estou começando uma promoção em meu blog e ficarei muito feliz se você participar.
Conto com você.
Beijos e fique com Deus.
Nanda Assis disse…
ai amiga lembrei na hora da musica srrs.
bjosss...
Anônimo disse…
Cheguei aqui através da imagem do filme do Chaplin. Por que você não o assiste?... quem sabe essa futilidade passa...
Oi caro anônimo

Obrigada pela dica, mas eu já vi Luzes da Ribalta algumas vezes. Charlie Chaplin é ótimo, tu tens razão meu caro. Mas, creio que tu deveria ser um ser mais corajoso e assumir sua identidade antes de fazer qualquer comentário preconceituoso e sem o menor fundamento.

Mas sou uma pessoa democrática. Tanto que permito que os menos dotados de sensibilidade, às vezes inteligência, ora coragem, os preguiçosos ou somente os que não querem ter um login em redes sociais, comentem anonimamente. Aproveito o momento para retribuir a gentileza. Volte a estudar caro anônimo, a fim de que possa ter capacidade de interpretar um texto. Seja ele fútil ou não.

Boa semana!

Postagens mais visitadas