Sexta-feira de Carnaval!!!



Para todo folião, hoje é o primeiro dos cinco maravilhosos dias do período. Às vezes é em março, já foi em final de janeiro uma vez, mas na maioria das vezes o mês do Carnaval é fevereiro. Êta época boa e esperada essa, mais até que o verão.

Quem trabalha não vê a fora de cair na Folia de Momo, que começa hoje nos salões de clubes em todas as cidades do país. Todas! Tem carnaval infantil, da melhor idade e dos adultos. Eu, por exemplo, sonho em um dia ir no tradicional Baile Verde e Rosa, no Rio de Janeiro. Também sonho com o dia em que porei os pés nos salões do Scala, do Chiquinho Recarey, para ir no Gala Gay. Passar pelo tapete vermelho e avacalhar e ser avacalhada por todos que espreitam atrás do cordão de segurança.

Mas, no momento eu realizo um desejo infantil e cultural que é a passarela do samba. Gente, para quem A.D.O.R.AItálico carnaval e acompanha a sua escola preferida desde que descobriu os confetes e serpentinas, nada é mais emocionante do que desfilar, cantar, sambar e fazer parte do desfile de uma escola de samba, da sua escola de samba. Em Porto Alegre eu sou Samba Puro, da comunidade Maria da Conceição - aquela que a Jana ELITISTA Severo não quer fazer parte, mesmo morando nela.

Todos os anos, no dia 25 de dezembro, tem o arrastão do samba da escola, que sai lá da esquina de casa e vai até a quadra da escola, no meio da Vila Maria da Conceição (ou degolada). O grito de guerra eu acho lindo e quando o "puxador" - para o sempre maravilhoso Jamelão, a expressão correta é Intérprete, porque puxador é de fumo (excelente!) - chama a comunidade eu fico toda arrepiada... Mariaa! Mariaaa! Mariaaaa! Da Conceição!!! Então a espinha arrepia quando a bateria ruge com os tambores. O som entra pelos tímpanos e vai descendo e ecoando desde o cabeção até os pés. Daí, não há nêgo, branco, índio, japonês, galês que resista ao batuque do samba.

Enfil eu tenho amores divididos também em relação ao carnaval, mas só porque cinco dias é pouco demais para mim. Se fossem 10, poderia desfilar, participar de vários blocos de rua do Rio de Janeiro (Cordão do Bola Preta no Centro, nos de Ipanema, no do Santa Teresa, na Lapa...)pular no salão, me esconder no campo e me divertir ao som do reggae na praia e, claro, correr atrás do trio elétrico na Bahia.

A foto aí de cima foi após ao desfile aqui em Joaçaba, onde tem o melhor carnaval de rua do Estado de Santa Catarina. Terceiro melhor da Região Sul ao que falam. Para mim eles são mais organizados e bem preparados do que as escolas de Porto Alegre e até por serem em menor quantidade devem ter mais condições e recursos para a produção da melhor festa popular do planeta. Mas vou continuar sendo sincera, mesmo muitas escolas da minha cidade natal sendo pobrinha, a energia que rola pelos ensaios, nos bastidores, nas casas dos artesões e até na passarela do samba, que antes se chamava Carlos Alberto - o Roxo -, homenagem a um sambista local, não tem igual.
Enfim, o que sei é que o sangue pulsou mais forte quando a bateria rufou e a Vale Samba entrou na avenida. Até o samba-enredo eu sabia... Pronto! Tava lá a nêga (já) maluca.

Comentários

Nanda Assis disse…
nossa amiga vc conseguiu passar a sua emoção nestas palavras, me fez lembrar de qndo eu era criança, pq qndo eu era criança, morava em belo horizonte e lá t]inha tudo isso e meus pais n perdiam e levavam a gente e qndo n levava contava tudo assim como vc fez, aqui onde moro agora n tem carnaval assim, eles poe uma banda fulera p tocar na rua e só.
boa farra amiga!!!
ta linda na foto!!!
bjosss...
♥♫♪♥
Anônimo disse…
nega que isso, achei que fosse um exú
he he he
não moro na conceição, eu moro no bairro partenon, sua louca fofoqueira e mentirosa
obs: puxador é fe fumo, o certo é interprete
he he he
Anônimo disse…
he he he
eu de novo
fiquei tão puta da cara que não vi que vc fez a observação do "puxador", vi agora que to mais calma
ha ha ha
nega fofoqueira, tinha que contar para a silvia. o que vc falou vc contou?
huask huas huask huask
sai fora agora
he he he
NÃO MORO NA CONCEIÇÃO, E SE MORASSE ME MUDAVA
Jana, hehehe, eu só falei a verdade... Agora ela sabe quem realmente tu és. Huahuahua. Mesmo assim ela continua te convidando para vir pra cá. Putz!

Nanda eu tive a infância carnavalesca mais feliz da minha vida. Com direito a bailinhos de carnaval e passarela do samba. Bjo

Postagens mais visitadas