Agora eu sei!


Por-do-sol do Guaiba: quem vê nunca esquece!

Não havia entendido antes, até ler e ouvir alguns depoimentos. Estou falando do por que as pessoas voltam à Videira depois de morar fora, seja para estudar ou devido a uma oportunidade de trabalho. É simples! Pelo mesmo motivo ao qual mantenho minha raiz portenha. Aqui é o lar delas.

Não há o que valha mais do que o lar da gente. Se pode ir morar no “Mundo”, numa metrópole como São Paulo ou num paraíso tropical como uma das ilhas de Florianópolis ou no litoral nordestino. Se não formar um novo lar aonde levar seus sapatos, sua casa vai ser sempre aonde nasceu. Eu não trouxe meus sapatos, adquiri outros, mas meu lar é a cidade aonde nasci, com toda a sua violência urbana, as diferenças sociais, o desemprego, as distâncias geográficas e coisa e tal.

Agora eu sei por que os videirenses que residem fora da cidade – e até mesmo os que moram aqui e nunca saíram e nem tem essa pretensão – querem voltar. E os admiro por isso. Acredito agora que todos têm que se unir e voltar a morar nos seus lares, perto de suas famílias e amigos. Têm que voltar a ajudar a desenvolver o campo e a cidade. Trazer novas idéias, estimular o empreendedorismo, mudar a cultura comodista dos conservadores para que aqui continue sendo o berço de quem é daqui e daqueles que adotaram a cidade como sua também. Daqueles que levantam a bandeira e dizem sim; aqui é o meu lugar.

Essa compreensão veio tão forte para mim, tão presente, que agora vou levantar a bandeira Pró-Videira com vigor, de coração, com sentimentos. Enquanto eu não volto para o meu “porto alegre” ou não forme outro lar; enquanto cá estiver quero ajudar no processo de transgressão – ou simplesmente de manutenção – do lugar onde é o lar de centenas de pessoas, de meus amigos, colegas e conhecidos.

Assim será verdadeiramente e não apenas como uma obrigação cidadã, como a quem paga imposto. Pode crer!

Comentários

Nanda Assis disse…
em nossas veias, correm junto com o sangue, nossas familias, nosso passado, e nossa terra natal.

bjosss...
menina fê disse…
eu não voltei pra minha... voltaria pela família, não pela terra natal!


mas hoje, acredito que essa possibilidade é nula! rs

bjs da fê =D

Postagens mais visitadas