Na luta contra o analfabetismo


Sim. Quebrei a corrente. A blogagem coletiva sobre "a blogosfera contra o analfabetismo". Era para ser na sexta-feira, 18 de abril. Dia do Livro Infanto-Juvenil, em alusão à data de nascimento de Monteiro Lobato. Linda homenagem por sinal. Então, cá estou eu para dizer o que faço na luta contra o analfabetismo.

É pouco. Ainda muito pouco. Mas estou subindo os degraus. Decidi começar utilizando minha coluna no Jornal Correio Hoje, ao qual trabalho como repórter aqui em Videira. Nela, coloco notas no espaço Cotidiano e Pessoas, sempre sobre o mesmo foco: o acervo da biblioteca municipal ou o incentivo à criação de mini-bibliotecas nos bairros mais distantes da área central, onde se localizada a biblioteca municipal.

Aos poucos vou incrementando esse projeto e, na próxima semana, estarei dispondo na pesquisa aqui do blog, um levantamento para saber dos leitores deste espaço, o que eles fazem para contribuir para a qualidade do ensino e a educação de jovens e adultos. A divulgação dessa pesquisa irá para a Coluna Cor de Rosa e Carvão também, para que se instale de forma local e regional. A minha meta é começar a elaborar um projeto de leitura orientada, cujo público ainda não está definido, mas, que, provavelmente seja juvenil.

Por enquanto, me limito a Coluna e ao Blog, mas com planos de expandir minha contribuição de forma mais prática e efetiva. E você, o que está fazendo para combater o analfabetismo na sua comunidade?

Comentários

Postagens mais visitadas