Marzão chocolate


Eu frequento o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Desde pequenininha. Já tive oportunidades e conheci algumas (poucas) praias do litoral catarinense, que são lindas, porque têm enseadas, morros, trilhas. Diferente do nosso litoral, que é todo em mar aberto - com excessão de Torres, é claro, que já tem sua paisagem misturada com a do vizinho.

Nossas prais são tradicionalmente conhecidas como chocolatão. A água, mesmo sendo de mar, é escura. Sua espuma é marrom, feito chocolate cremoso. Mesmo assim, gosto de banhar-me nela. Gosto de ir a Pinhal, Cidreira, Xangri-lá, Capão da Canoa e Tramandaí.

No primeiro final de semana de janeiro fui à praia. Cidreira. Era para ter passado o reveillon com a família da minha amiga Vivi, mas não houve comunicação hábil para o evento. E foram tantos os problemas de saúde, nos últimos dois anos, na minha casa, que o Natal e o Reveillon no lar doce dos Barcellos de Araújo era tudo que queria. Paz e "tranqüilidade" entre família e amigos. Mas, bastou virar o ano fui salgar o corpo.

Então, estava hoje lendo o blog da casa multimídia da RBS - Maré Alta - e tinha um post falando sobre o marzão chocolate de Capão da Canoa, onde três crianças se diliciavam, de roupas e sob o tempo nublado. Êta satisfação infanto-juvenil! Assim eu era quando pequena também. Porém, agora que cresci, tive e tenho a sorte de desfrutar do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, nos últimos anos, quando a água do mar está cristalina, morna e sem repuxo. Parece que a mãe Yemanjá me brinda com suas águas límpidas, num convite irresistível. E eu não faço nem charminho... Vou de bico feito um boto cor de rosa. Raridade duplamente (sacou?! He he he)

* * *

Vivi, estou lerda (e creio que lesa também): Feliz Aniversário amiga! ! !

* * *

Tá vendo o vendedor na foto? Pois então, não foi desta, mas de um colega seu (este ano são todos de Minas Gerais) que comprei meu shortinho laranja. He he he. Vai ser com ele que vou encantar ou escandalizar a cidade nesse verão. Bem lindo!

Comentários

Postagens mais visitadas