A paz e a realidade matutina

1


Eu moro num bairro tranqüilo e bonito da cidade. E santo. Santa Teresa. Essa paz quase religiosa só é quebrada pela manhã cedo com os cantos dos pássaros. Melodia que embala meu despertar todas as manhãs.


Às 6h30 tudo ainda está meio adormecido, até mesmo eu, que voltei a acordar cedo. Sinal de que já me habituei ao horário de verão. Então, depois de lavar o rosto e escovar os dentes vou para a sacada apreciar o término do amanhacer, acompanhada de um cigarro, do chimas e do Shazan. É nesse momento que eu percebo que os abençoados dos moradores desta comunidade já estão despertos e prontos para a labuta. Aos poucos, um a um vai descendo o morro, rumo aos seus postos de trabalho.


Já sabia que as atividades pelo bairro começava cedo. Até porque moro em frente aos "prédios da Perdigão". Ali, alguns ainda acordar na escuridão da madrugada para fazerem seus turnos. Pois, os que antes faziam parte da diretoria ou de altos cargos administrativos da empresa, já não moram na arrojada construção. Agora, estão no time os operários da produção, em pequeno grupo, pois os imóveis já foram repassados para outras pessoas há algum tempo. Ali tem professores, enfermeiros, comerciários, industriários... Enfim, uma porção de gente, que também acorda cedo e compõe, aos poucos, o cenário da manhã, quebrando a paz e mostrando a realidade do local.


É assim que começo meu dia. Tomando conta da movimentação da manhã e adiando, um pouco, o meu cotidiano, para me deliciar com as pessoas, que entre bons dias, chupadas e tragadas, vai se formando também.


* * *
1 Esta imagem é do amanhecer no centro de Porto Alegre, no Outono de 2005, minha terra natal. Quando tiver minha câmara digital, não perderei mais fotos que fiz com máquina de terceiros e também poderei postar as imagens reais de meus post's, para ilustrar comentários e retratar pessoas de Videira. Aguardem.

Comentários

Anônimo disse…
quero morar aí.
meus dias aqui não começam com chupadas...
he he he
pôxa, o berço do chimarrão e tu n dá uma chupadinha pela manhã cedo? é o fim da picada, hehehe. Esse rio grande tá perdido mesmo...
Anônimo disse…
ah! é o chimarrão?
eu tomo sim mas não pela manhã, he he he

Postagens mais visitadas