Reforma da língua portuguesa


Uma assembleia nada tranquila
Não erramos, não. Assim ficará a escrita, caso três países ratifiquem acordo ortográfico



João ia a uma assembleia de estudantes. No caminho, sentiu enjoo. Teve a ideia de ir a uma farmácia. Disse ao balconista que a barriga doía porque tinha comido muita linguiça. Calma, leitor! As palavras sem acento, que deixariam qualquer corretor ortográfico maluco, são uma simulação de como a língua portuguesa poderá ficar a partir de 2008. Basta Portugal ratificar um acordo assinado por Brasil e Cabo Verde em 1994.
AlvoPortugueses discordam das mudanças, que unificariam cerca de 90% da grafia em nove países O problema é que os portugueses discordam das mudanças propostas pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Elas unificariam cerca de 90% da grafia da língua em nove países. Mas não alterariam o sentido das palavras em cada país.Não são tantas as mudanças propostas (veja quadro). Segundo a CPLP, apenas 0,5% das regras do português do Brasil seriam alteradas. No caso de Portugal, a modificação seria de 1,5%. Por trás dessa mudança pode estar o lobby de editoras e “livreiros”. A troca de letras remete quase a uma troca de farpas. Já faz tempo que Brasil e Portugal não “falam nem escrevem” a mesma língua. Das cinco grandes mudanças efetivadas no último século, nenhuma agradou a brasileiros e lusitanos. Em 1943, por exemplo, só o Brasil modificou o uso de “s” para casa. O "ph" com som de “f” também foi extinto. Assim, “pharmácia” virou “farmácia”.Em 1945, foi a vez de os portugueses aprovarem a sua mudança, só para eles. Anos mais tarde, em 1970, houve um acordo prévio. O Brasil derrubou uma penca de acentos, mas Portugal não mudou uma vírgula na escrita. Para o professor Aurélio Solano, doutor em letras pela Universidade Federal Fluminense, essa foi uma prova de que os portugueses não aceitam que mexam na língua que eles criaram. “A língua escrita vai acompanhar a falada, que muda muito rápido, que é dinâmica”, afirma.O conselheiro cultural da embaixada de Portugal em Brasília, Adriano Jordão, diz apenas que seu país ainda não ratificou o tratado por questões jurídicas. “Portugal contesta que o acordo pode entrar em vigor com a assinatura de três países.”
(rodrigo.stupp@an.com.br)
_______________
# ai meu Deus! eu mal aprendi a escrever direito ainda e já querem mudar...pior: não vai mudar as regras mais complexas da língua e nem unificar os significados das palavras escritas do mesmo modo. então, para que?
# daqui a pouco vão oficializar a eskrita axim tb. é o fim do mundo ortográfico!
# tem mais informações no link. vão conferir. até a academia brasileira de letras está se rendendo.

Comentários

Postagens mais visitadas