Quase gritando hoje


A imagem do Google hoje: O Grito, de Edvard Munch.
Às vezes fico assim dentro de mim.
Talvez seja por isso que goste tanto deste artísta.

______
Depois dos estudos na Noruega, Edvard Munch passou vários anos na França e Alemanha. Enquanto esteve na França o trabalho dele foi influenciado pelos Nabis e os Pós-Impressionistas, particularmente Gauguin, van Gogh, e Toulouse-Lautrec. Simultaneamente ele desenvolveu um simbolismo distinto "particular", baseado em suas próprias experiências traumáticas.

24/8/2004 ::
Em Berlin durante o ano de 1890 ele executou uma séries de pinturas chamadas O Friso da Vida, descrito por ele como "um poema da vida, amor e morte". O Grito desta série - com sua expressão forte de conflito e tensão - se tornou o próprio símbolo da alienação de homem moderno. Com sua ênfase na angústia mental e sua distorção de cores e forma, Munch é considerado - juntamente com furgão Gogh - como a fonte principal do Expressionismo alemão.
Em 1908 Munch sofreu um colapso nervoso, e o ano seguinte ele retornou a Noruega onde passou o resto de sua vida. Sua palheta se tornou mais brilhante e seus temas modificados, mas sua arte ainda reflete de forma vigorosa os mesmos problemas existenciais de antigamente, refletindo sua própria vida na velhice.

Fonte: Museu Munch

http://www.noruega.org.br/culture/painting/munch.htm

Comentários

Postagens mais visitadas